73 Anos de Jards Macalé, Vida Longa ao Mestre!
No dia 3 de março de 1943 nascia lá no pé do Morro da Formiga no Rio de Janeiro um dos mais geniais artistas do Brasil, o grande Jards Anet da Silva. Logo na juventude ganhou o apelido “Macalé”, referência ao pior jogador do Botafogo naquela temporada, apelido este que o acompanha até hoje.
Começou sua carreira de músico em 1965, compondo e acompanhando artistas como Maria Bethânia, Elisete Cardoso, Nara Leão, Gal Costa, Paulinho da Viola e o seu parceiro José Carlos Capinam.
Em 1969 despontou com a música Gotham City no IV Festival Internacional da Canção, e logo lançou o seu primiero disco intitulado “Só Morto”.
Além de Capinam, Jards compôs com um bando de gente como Fausto Nilo, Waly Salomão, Torquato Neto, Jorge Mautner, Naná Vasconcelos, Gláuber Rocha, Xico Chaves, Abel Silva e Vinícius de Morais.
Dentre as suas canções destacam-se os clássicos Vapor Barato, Anjo Exterminado, Mal Secreto, Movimento dos Barcos, Rua Real Grandeza, Alteza, Hotel das Estrelas e Poema da Rosa.
Recentemente o seu Lp homônimo, lançado em 1972, foi reeditado em disco de vinil em uma prensagem premium, Lp em 180g. Está entre os álbuns mais inventivos da música brasileira, misturando rock, samba, bossa-nova, eruditismo, jazz e tropicalismo, chegando perto do que viria a ser o rock brasileiro.
Tocado pelo próprio Macalé (violão) acompanhado pelos também geniais Lanny Gordin (baixo e violão de aço) e Tuti Moreno (bateria), o disco é praticamente um disco de banda, com uma sonoridade crua e nada comercial. As composições são parcerias dele com Capinam, Torquato Neto e Waly Salomão, com quem assina, entre outras, seu maior sucesso, “Vapor Barato”, imortalizado na voz de Gal Costa. Além dessas, ele interpreta “Farrapo Humano” (Luiz Melodia) e “A Morte” (Gilberto Gil). Gravado um pouco depois de Macalé ter trabalhado com Caetano Veloso no conceitual “Transa”, “Jards Macalé” é um álbum muito original e que determinou sua importância artística. Uma das mais influentes obras da nossa música.
Viva Jards!!! Vida Longa!!!
Inclusive tem o Lp do Jards, novinho e lacrado! Confira!