Mercado de Lps Chega ao Patamar da Década de 1980
O mercado atual de discos de vinil se compara aos números de vendas do ano de 1988, com cerca de 17 milhões de Lps vendidos no passado apenas nos EUA.
O disco mais vendido foi o Lp “25” de Adele com a impressionante marca de 116.000 cópias, seguido pelo Lp “1989” de Taylor Swift que atingiu a marca de 74.000.
“Muitas pessoas nos perguntam por que o vinil teve tal ressurgimento. E é difícil identificar apenas uma razão”, diz Josh Friedlander e Cara Duckworth Weiblinger da Recording Industry Association of America (RIAA).
“Sabemos que que para algumas pessoas, o fato de possuir o disco de vinil é uma maneira de se conectar com a música de seus artistas favoritos de uma forma mais direta e tangível do que a mídia digital. Além disso, é um item de colecionador interessante para os entusiastas da música.”
Além destes motivos, muitas pessoas acreditam que o vinil possui um som “muito mais quente” do que os reproduzidos a partir dos formatos digitais.
As receitas geradas pelos LPs foram superiores do que a da indústria de serviços on-demand como o YouTube e Spotify.
E enquanto as notícias para o vinil parecem boas, as vendas de CDs vem caindo vertiginosamente ano a ano.
Confira os Lps mais vendidos no ano de 2015:
1. Lp Adele, 25 – 116,000
2. Lp Taylor Swift, 1989 – 74,000
3. Lp Pink Floyd, Dark Side of the Moon – 50,000
4. Lp Beatles, Abbey Road – 50,000
5. Lp Miles Davis, Kind of Blue – 49,000
6. Lp Arctic Monkeys, AM – 48,000
7. Lp Sufjan Stevens, Carrie & Lowell – 45,000
8. Lp Alabama Shakes, Sound & Color – 45,000
9. Lp Hozier, Hozier – 43,000
10.Lp Soundtrack, Guardians of the Galaxy – 43,000
Em 1997 ,,eu comecei a me desfazer dos meus discos,,acho que foi a pior coisa que fiz na minha vida ,,acabei com tudo ,,tinha mais ou menos uns dois mil discos ,,verdadeiras raridades ,,a coleçâo quase completa do Tim Maia inclusive o ‘racional ‘,,,varios do Jorge bem ,,,All Green ,,bar kays ,,e tantos outros ,,mas ha algum tempo eu comecei tudo de novo ,sei que vai ser dificil conseguir tudo o que eu tinha de volta ,mas ,,,redescobri uma senssaçâo de Felicidade incrivel ,,agora eu morro com eles ,,mas nâo me desfaço deles por nada !!
Lenival, eu tinha muito menos LPs que você, mas comecei a me desfazer deles um pouco antes, em 1992 eu já tinha comprado meu CD player e comecei minha coleção de CDs. Embora eu tenha me desfeito dos meus vinis e recomeçado a comprar novamente já fazem mais de 3 anos, não vou me desfazer de meus CDs, até porquê também tenha alguns que são mais raros, alguns importados e alguns com capas que tiveram alguma crítica em alguns países.
O mercado fonográfico chora, mas não deixa de deitar e rolar na cabeça dos incautos. Que povo é esse que mantem um mercado aquecido com velhidades, tipo, Beatles, Pink Floyd, Miles Davis (LP lançado há quase 60 anos)? Algo de estranho nessa sociedade. Fico só observando.
Velhidades? Música boa não envelhece, diferentemente de gente idiota…