Streaming Ajuda a Impulsionar a Venda de Lps Segundo Pesquisa
Em recente pesquisa divulgada pela BBC, metade dos consumidores disseram ter ouvido o álbum primeiramente on-line antes de comprar o LP.
A pesquisa realizada pelo instituto ICM, sugere que o fato do consumidor conhecer antecipadamente o conteúdo do álbum, ajuda na sua escolha e na decisão de comprá-lo. Mas 48% das pessoas que compraram vinil no mês passado admitiram que muitas vezes não irão nem ouvi-lo e 7% dos entrevistados disseram que nem sequer possuem um toca-discos.
A escolha de comprar o Lp é apontada como uma forma de apoiar os seus artistas favoritos, enquanto 50% dos consumidores se identificam como “colecionadores”.
Leia também: Mercado de Lps Chega ao Patamar da Década de 1980
O reaquecimento do mercado do vinil depois depois de seu período de declínio de vendas, tem sido uma das histórias de sucesso mais surpreendentes da indústria da música.
Em 2014, 2,1 milhões de LPs foram comprados pelos fãs de música, com um aumento substancial em 2015, e números oficiais sugerem que o aumento continuou em 2016, com 637,056 cópias vendidas nos primeiros três meses do ano, o que representa quase 3% do mercado de música do Reino Unido.
No Brasil o mercado de Lps continua aquecido, porém a disponibilidade de lançamentos nacionais ainda é recorrente pelas poucas opções de fábricas em solo nacional. O mercado nacional também sofre recentemente com a desvalorização da moeda nacional que dificulta a aquisição de discos importados devido ao seu valor.
Leia também: Conheça a Nova Fábrica de Vinil de São Paulo!
Fonte: BBC