Conhece a História do Nipper? Aquele Cãozinho da RCA. É Surpreendente!
Esta é a história do Nipper Cãozinho da RCA. Sabe aquele cachorrinho simpático do que está estampado no selo dos seus Lps da RCA Victor? Então, o nome dele é Nipper e possui uma história muito interessante. Confira!
O cachorrinho Nipper nasceu na Inglaterra, especificamente em Bristol. Era um cãozinho de sem raça definida, mas era bem bravo, fato este que fez ele receber este nome, pois ele costumava morder as pernas dos visitantes, Nipper quer dizer, aquele que belisca, pica ou morde.
Nipper era do cenógrafo Mark Henry Barraud, que acabou morrendo e o deixando de herança para o seu irmão Francis Barraud. Além do cão Mark também deixou um fonógrafo de cilindro e uma série de gravações de sua voz.
Toda vez que Francis colocava os cilindros com as gravações da voz de Mark, Nipper ficava atento e saudoso ouvindo o seu falecido dono. Foi a partir desta observação que surgiu a ideia em Francis de retratar em uma pintura a imagem de Nipper ouvindo atentamente a voz de seu primeiro dono no fonógrafo de cilindro. Francis Barraud acabou vendendo a pintura junto com o slogan “His Master’s Voice” (Voz do Seu Mestre), para a The Gramophone Company por 100 libras.
Leia também: Por Trás da Capa dos Secos & Molhados de 1973
A Gramophone Co. acabou transferindo os direitos de uso da imagem e do slogan para a Victor Talking Machine Company em 1901. A partir de então, Nipper passou a ser presença constante em toda a propaganda dos discos Victor e, posteriormente, nos da RCA Victor.
Certamente você tem um aí em sua coleção!
Esta história do Nipper o cãozinho da RCA foi trazida pelo nosso amigo colecionador Ru Dy e não poderíamos deixar de compartilhar com vocês! Tem alguma história interessante do mundo do vinil? Manda pra gente divulgar aqui: luciano@bileskydiscos.com.br
História do Nipper Cãozinho da RCA
Que história bacana, obrigado por compartilhar conosco.
Que magnifica historia.Passei minha vida querendo saber…
Sempre vi, e n sabia até então, bacana de mais!!!
Show. Muito lindo e belo reconhecimento.
Tudo faz um sentido maravilhoso, inspirador, muito bom.
Eu sempre quus ssber o que o cão ouvia no gramofone!
Jamais imaginei…uma linda história com esta dedicatória ao cão amigo.
Pra mim sempre foi o meu selo preferido, fiquei muito triste quando a RCA foi vendida. A historia é muito interessante, o que me faz gostar mais do Label RCA.
O mais interessante é que Francis ofereceu primeiro para Thomas Edison , o inventor do fonógrafo, que de forma mal educada recusou, afirmando que como um animal poderia ser associada a sua invenção e substituir a sua assinatura (Logotipo). Francis então ofereceu a Emil Berliner , o inventor do gramofone. Posteriormente RCA Victor. Qual marca se tornou a mais famosa?
Sensacional!
Eu sempre associei o Gramofone a “um” caozinho.!!! Nunca iria imaginar uma história tão real.
Sensacional!! Tenho um Nipper, que está para ser restaurado. Adorei saber a história toda, pois já sabia que ele era a Voz do Dono.
Incrível, não é mesmo?
tenho alguns discos 78 rpm da RCA Victor alguem sabe onde consigo referencias sobre o data de gravaçao
tem a referencia gravado em cada um deles
Nossa…que bacana!
Sei que teve uma propaganda na midia dele…qdo saiu o CD…ñ lembro de quem foi…mas guardei na memória.
Caraca, nao sabia disso
Olá. Eu tenho uma moeda da Discos Victor, me parece ser de cobre. Tem a imagem do cachorro e o fonógrafo no centro, e está escrito “A voz do dono”. Alguém tem ideia de pra que servia essa moeda? Ou seria uma ficha?
Pingback: My Homepage
sou fã do desde criança que a minha mãe falava muito, depois de adulto adquiri em um antiquário um gramofone de mesa com o desenho do Nipper ao saber da história me apaixonei mais ainda.