5 Relançamentos em Vinil Que Você Precisa Conhecer!
Conheça os 5 álbuns muito especias da música brasileira que foram relançados em disco de vinil a partir do tapes originais dos arquivos da SonyMusic do Brasil sob a curadoria de Charles Gavin, Ed Motta e Maurício Valladares.
Lp – Arnoldo Medeiros – O Homem, O Poeta
Esse é o seu primeiro LP cantando sozinho. Arnoldo é o autor de todas as letras. Que foram escolhidas porque são as que ele mais gosta, aquelas que em sua opinião comunicam alguma coisa. Comunicando – talvez e principalmente – a possibilidade de se exercer profissões tão diversas. Provando a viabilidade de se fazer sucesso em dois campos de trabalho aparentemente tão pouco afins. Tal como já provou Vinícius de Moraes, o poeta-diplomata. Ou como tanta gente mais. Adquira o seu aqui!
Lp – Wilson Simonal – Ninguém Proibe O Amor
Em Ninguém Proíbe o Amor , descobre-se entre suas dez faixas, um Cassiano (Partitura de Amor, com Adilson Manhãs) e clássicos de Bororó (Da Cor do Pecado), Lupicínio Rodrigues (Sozinha), Carlos Lyra & Vinicius (Sabe Você) e Chico Buarque (Cordão, uma das melhores faixas, em ritmo de samba-funk, com direito a teclado lounge).
Mas essa última é exceção. Ao invés de sambões incendiários, Simonal realizou um disco mais romântico e intimista, num clima soul light, com alguns arranjos de José Briamonte. “Todo cuidado é pouco/ Viver é coisa de louco”, diz uma das boas faixas, Coisa de Louco, bastante autobiográfica, bem como a citada Cordão: “Ninguém vai me acorrentar/ Enquanto eu puder cantar/ Enquanto eu puder sorrir”. Adquira o seu aqui!
https://www.youtube.com/watch?v=9ZgyRuBJuTQ
Lp – Waltel Branco – Meu Balanço
Gravado em 1965 e lançado apenas no ano de 1975, “Meu Balanço” (CBS) é um dos mais cultuados LPs do guitarrista e maestro Waltel Branco, tido como o pai do funk psicodélico brasileiro.
Instrumental e cheio de versões swingadas para clássicos do cancionairo brasileiro, o LP já começa matador com uma versão absurda para a folclórica Luar Do sertão.
Lp – Cesar Mariano & Cia São Paulo: Brasil
A performance elétrica do quinteto paulistano de Cesar, com temas instrumentais que procuravam retratar a vida na metrópole, tiveram grande impacto sobre todos que estavam ali – enxergamos outras possibilidades para a música pop brasileira.
Lp – Alaide Costa – Joia Moderna
Oha aí, mais uma vez marcando presença, a grande Alaíde Costa!
Temos aqui “Alaíde, Jóia Moderna”, álbum maravilhoso da cantora e também compositora.
Neste LP ela marca presença com “Canção do amor sem fim”, música em parceria com Geraldo Vandré. No repertório temos também outras tantas joias, uma seleção musical feita pela própria cantora. Aliás, no texto da contracapa Alaíde nos conta todos os passos da produção deste trabalho.
Detalhes importantes e interessantes, coisa que todos os discos deveriam trazer. Os arranjos de todas as músicas são de Baden Powell, que também toca no disco. Acompanham também a artista os irmãos Castro Neves, Paulo Tito, Copinha e o trombonista Macaxeira. Outro detalhe curioso é a capa que traz na foto um colar, um joia criada pelo artista, mais conhecido como paisagista, Burle Marx. Adquira o seu aqui!