Curiosidades

Relançamentos em Vinil de Jards Macalé

Jards Macalé é carioca, nascido em 1943 no bairro da Tijuca, ao pé do Morro da Formiga. A música foi sempre presente em sua vida, tanto no “quintal” sob a influência dos vizinhos, quanto dentro de casa, com valsas e modinhas levadas por sua mãe, no piano, e por seu pai, no acordeom.

jardsJards Anet da Silva ficou conhecido como Jards Macalé graças ao seus desastre como jogador de futebol. O não sucesso nas peladas o fez ganhar o apelido que era o nome do pior jogador do Botafogo na época.
Macalé saiu de casa e foi viver em Ipanema, e a partir daí foi ampliando seus conhecimentos e suas parcerias musicais. Estudou piano, orquestração, violoncelo, violão e análise musical. Fez direção musical dos primeiros espetáculos da baiana Maria Bethânia, composições gravadas por Elisete Cardoso, Nara Leão, Gal Costa, Luiz Melodia e outras grandes vozes da música brasileira.

Jards Macalé é cantor, violonista, compositor, arranjador e ator. Esse multiartista carrega na mala diversas canções que só enriquecem o repertório carioca, e que por vezes são apenas conhecidas nas vozes de outros intérpretes.

Para saber um pouco mais desse artista que tem uma rica obra musical, conheça dois de seus álbuns, Jards Macalé, de 1972, e Contrastes, de 1977.

 

Jards Macalé – 1972

jmO primeiro disco de Jards é até hoje considerado um disco genial e difícil de ser digerido por alguns, o que o tornou por muito tempo “esquecido”.
O disco nasceu após o músico passar pelas primeiras e principais transformações de sua vida e estudos musicais. Ele revolucionou a música brasileira trazendo o rock, samba, erudito, jazz, bossa nova, tropicalismo e melancolia em um mesmo álbum.
O álbum se inicia com Farinha do Desprezo, um som pesadíssimo que faz qualquer um engolir a seco essa farinha de gosto forte.
Revendo Amigos é uma das mais famosas do disco, e também uma das mais reproduzidas, até mesmo como samples. Essa faixa passou 12 vezes pela censura do governo militar, pois alguns dos versos soaram como “provocativos”.
Para saber mais da sonoridade desse grande disco, adquira o seu aqui.

Contrastes – 1977

jm2O disco de 1977 foi relançado com nova capa. A anterior era uma foto de Macalé com sua esposa na época. Com a separação, a foto precisou ser trocada, e hoje folhas de samambaia ilustram o LP nessa reedição.
Mas, se a capa não te agrada, a contracapa resolve esse problema.
Contrastes é considerado um dos trabalhos mais acessíveis de Macalé, pois mescla composições autorais com as de outros compositores, tantos mais antigos, quanto da época do lançamento.
Um dos destaques do disco é a música Negra Melodia, uma homenagem de Macalé  ao conterrâneo Luiz Melodia, que foi, inclusive, gravada por ele também.

–                                                                                                                                –

Esses outros clássicos dos anos 70 você encontra em nossa loja!

Lp Vinil Mutantes Tudo Foi Feito Pelo Sol - Ao Vivo

Comente aqui