Artista alemão faz música com discos de árvore
Você já viu como são os anéis de uma árvore? E já imaginou o que eles podem nos dizer? Ou melhor… Já imaginou que eles podem ser música?
Um artista alemão conseguiu extrair música dos anéis de uma árvore. Entenda melhor:
Para saber a idade de uma árvore é preciso observar os círculos escuros de quando um tronco é cortado. Cada um desses círculos é chamado de anel de crescimento, e cada anel corresponde a um ano de vida. Os anéis são contados de dentro pra fora, a partir da medula.
Um músico alemão chamado Bartholomäus Traubeck desenvolveu um equipamento que consegue extrair som desses anéis. Utilizando algorítimos que transformam as informações dos círculos em notas de piano, o artista conseguiu traduzir a música existente na história de vida da árvore.
Para isso foi utilizado um equipamento similar a um toca-discos, e assim como um vinil, o disco da árvore é girado para emitir os sons. Apesar de utilizar um equipamento semelhante ao nosso conhecido toca-discos, o princípio de funcionamento é diferente. Enquanto a agulha clássica lê os sulcos de um disco de vinil, o equipamento desenvolvido pelo alemão possuir sensores que interpretam informações sobre textura e cor, e transformam essas informações em notas musicais.
Aí vem a parte mágica! Como cada árvore tem uma textura e cor própria, as músicas nunca se repetem. Cada uma possui uma música específica, exclusiva!
O músico alemão captou música de diversas árvores e com elas gravou um álbum chamado “Years”.
Confira abaixo uma das faixas desse disco:
E aí, o que achou? Comente abaixo o que sentiu ouvindo essa música!