Você Sabia dessa? ‘Refazenda’ teve música censurada, e que saiu dos arquivos agora. Escute ‘Rato Miúdo’.
Composta por Jorge Alfredo, Rato Miúdo pertencia ao clássico Refazenda de Gilberto Gil, que foi lançado em 1975, durante a ditadura militar no Brasil.Os anos de chumbo bloquearam muitas produções artísticas, censuraram muitos discos, livros, novelas, peças de teatro, intervenções artísticas. Censuraram a liberdade de expressão em si.
Devido a isso, só 41 anos depois pudemos conhecer Rato Miudo. Um som que, de acordo com seu compositor, poderia ter sido o primeiro reggae brasileiro, e que certamente não perdeu seu valor como obra, mas poderia ter deixado ainda mais completo esse disco de 75 que já é um clássico!
A música foi censurada por causa do seu refrão que reproduz os dizeres do certificado de reservista do compositor: “por ter sido julgado incapaz, definitivamente, podendo exercer atividade civis”.
Rato Miúdo merece uma chance e um espaço. Se você é fã de Gil e de Refazenda, essa composição de Jorge Alfredo com certeza vai fazer sua cabeça e te trazer diversas reflexões e audições prazerosas.
Leia também: 10 LPs essenciais para uma coleção de música brasileira.
Em sua carreira musical, Jorge Alfredo, compõe jingles e trilhas para cinema e documentários institucionais. Como cantor e compositor, constam dois LPs: Quem fica é quem traz o Sol – 1979; e Jorge Alfredo e Chico Evangelista – Bahia Jamaica, de 1980. Autor de sucessos como “Vestido de Prata”, “Rasta Pé”, “Reggae da Independência”, “Assim Preto-Brasa Branca”. Para saber mais clique aqui.