CuriosidadesMais VendidosNoticias

Velhos Camaradas – Tim, Cassiano e Hyldon

Que o rock tem grande influência na música brasileira todo mundo já sabe, mas o que às vezes não se faz tão presente na questão ‘nome’ é a influência do soul music norte americano no Brasil a partir da década de 60. Para alguns (eu disse alguns) isso pode parecer informação nova, mas quando eu disser os nomes Tim Maia, Hyldon e Cassiano vocês vão entender sobre o que estamos falando. É a Soul Music no Brasil…

tim-maia-cassiano-e-hyldon-na-capa-do-disco-velhos-camaradas-2-1415234293875_956x500

Se fizermos uma retrospectiva lá pro início dos anos 60 no Brasil, já conseguimos balançar com os primeiros registros da música negra embasada no soul com trabalhos de Jorge Ben Jor em Agora ninguém chora mais, Negro é Lindo e Que Nega é essa, e que passa a ser mais forte com o saudoso Wilson Simonal na sua fase Pilantragem. Mas, é um outro nome que chegou com toda a força e na linha de frente no Soul Brasil. Um camarada lá da Tijuca, RJ. Já sabe quem? Sebastião Rodrigues Maia. Tião Maia. Tim Maia.

Tim passou o fim de sua adolescência e início da vida adulta nos Estados Unidos, onde se aventurou tanto pela música quanto pela vida como um todo. E a deportação, que poderia ser um castigo, na verdade foi um presente que o Brasil recebe de volta. Sebastião e sua sede por música, a voz inconfundível, e a inquietude sustentou os deslizes de Tim e o manteve sempre vivo dentro da música, e assim podendo desenrolar suas experiências norte americanas, enroladas e entrosadas com a sonoridade tupiniquim. Nascia o Soul Brasil.

Para podermos falar da figura, da imagem e som de um outro nome importante nesse movimento, precisamos falar sobre a música Primavera que Tim gravou no seu primeiro disco. Primavera é uma canção de Genival Cassiano, um Paraibano que começou sua carreira tocando violão no Bossa Trio, que deu origem ao grupo vocal Os Diagonais, responsáveis por uma bela mistura de samba e soul no fim dos anos 60 e começo dos anos 70. É em 71 que conhecemos Cassiano plenamente: Cassiano, Imagem e Som.

Esse Power Trio do Soul Brasil, a Santíssima Trindade da música, surgiria no meio da década de 70. Um baiano estouraria com uma balada que também era título de seu disco. Era Hyldon com Na Chuva, Na Rua, Na Fazenda. Seu primeiro LP ainda fez outros sucessos como Na Sombra de uma Árvore e As Dores do Mundo.
Apesar de nascido na Bahia, Hyldon viveu no Rio de Janeiro a partir dos seus 7 anos de idade e acumulou funções dentro da música, sendo produtor, guitarrista, baixista, compositor e cantor.

Que nós da Bilesky Discos somos loucos por música não é nenhuma novidade, mas é preciso sempre reafirmar que também somos loucos pela música brasileira. Por isso não podemos deixar de compartilhar com vocês um pouco da história desse momento tão belo e importante na música nacional. Se você se interessou pelo assunto e também admira essa que é chamada a Santíssima Trindade do Soul, confere os discos que temos em nosso estoque!

180_2916_1Cassiano – Cuban Soul 18 Kilates

Cuban soul é, para muitos, um dos melhores discos da era Soul Brasil. Ele obteve grande sucesso comercial, graças a Coleção, incluída na trilha sonora da novela “Locomotivas”, e A lua e eu, da novela “O Grito”, ambas da Rede Globo. O disco tem nove músicas, compostas pelo Cassiano em parceria com Paulo Zdanowski. Em 1970 participou como guitarrista no primeiro disco de Tim Maia, e teve duas composições suas em parceria com Sílvio Rochael gravadas no disco: Eu Amo Você e Primavera, e elas logo se tornaram sucessos naquele ano. Se você quer conhecer mais sobre esse brilhante músico, adquirir o disco Cuban Soul 18 kilates é uma grande oportunidade.

180_2918_1Hyldon – Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda (1975)

Na Rua, na Chuva, na Fazenda é o primeiro álbum de estúdio do cantor, instrumentista, compositor e produtor brasileiro Hyldon.O vinil foi lançado em 1975 pela gravadora Polydor. Esse LP é considerado um clássico do soul brasileiro e um marco da música negra, tendo transformado Hyldon em um dos três precursores da música soul no Brasil, junto com Cassiano e Tim Maia. Tem alguns dos maiores êxitos da carreira de Hyldon, como Na Rua, na Chuva, na Fazenda, Na Sombra de Uma Árvore, Vamos Passear de Bicicleta, Acontecimento, As Dores do Mundo e Sábado e Domingo. Esse clássico foi relançado em vinil, e você o encontra na Bilesky Discos.

180_2934_0Tim Maia – 1970

Esse é o LP de estreia de Tim, foi lançado em 1970, e mostra sua destinação em se tornar uma lenda. Sempre presente entre os 100 melhores em diversas listas de discografias nacionais, este disco está disponível novamente para integrar sua coleção. O relançamento foi feito a partir das fitas masters analógicas, através da coleção “Clássicos em Vinil”, da indústria brasileira Polysom, com licenciamento da Universal. O disco foi produzido por Jairo Pires e Arnaldo Saccomani e possui 12 faixas incríveis, quase todas assinadas pelo próprio Tim.

–                                                                                                           -.

180_2936_0Tim Maia – 1971

Em 1971 Tim Maia lançava seu segundo álbum, e que também levava o seu nome. Seu lançamento foi tão impactante quanto o álbum de estreia de 1970, também intitulado “Tim Maia”, essa sequência de lançamentos foi uma das mais incríveis das carreiras da música brasileira.
As 12 faixas foram produzidas pelo próprio Tim, e inclui clássicos como a mistura de soul com baião como “A Festa do Santo Reis” com Márcio Leonardo. Esse é o Disco que comprova o porquê Tim Maia é o maior soulman do Brasil. O álbum ainda segue com os sucessos “Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)”, “Não Vou Ficar” e “Você”.

180_2938_0Tim Maia – 1973

Esse é o quarto LP de estúdio de Tim, e assim como os outros dois da lista, também leva seu nome como título. O disco foi gravado no Rio de janeiro e produzido pelo próprio Tim Maia, e traz sucessos como “Eu Gostava Tanto de Você”, “A Paz no Meu Mundo É Você” e “Réu Confesso”.
Esse LP está de volta em uma reedição premium em 180 gramas, a partir dos tapes originais analógicos. Os relançamentos atendem o desejo de seus fãs que disputavam a altos preços os raros discos no mercado brasileiro. É um daqueles itens que não podem faltar em um coleção de Lps de música brasileira. Viva Tim!

Leia também: 20 anos de Afrociberdelia.

BANNERS SONY-03

 

Comente aqui