O Som Instrumental da Banda Black Rio
Formada em 1976, a Banda desde seu princípio estabeleceu uma clara filosofia de trabalho. Jamais abandonar o samba com funk-grooves nas bases, trazer encorpados arranjos de metais e tornar todas essas referências novas harmonias aos diferentes ritmos brasileiros. Estamos falando da Black Rio, uma das grandes referências de música instrumental em todo o mundo.
A Black Rio mostrou ao mundo como a fusão do jazz e do funk combinados harmonicamente ao samba e, principalmente, à gafieira podia formar novos elementos que se tornaram necessários para fazer a diferença dentro do mercado da música. Nesse processo, em 1977, lançam seu primeiro disco. Maria Fumaça foi lançado pela Warner Music, e teve seu sucessor de 78, Gafieira Universal lançado pela RCA. Este último foi considerado um dos melhores álbuns já lançados no mercado fonográfico.
Comparada a diversos conjuntos de peso de soul-funk, como Kool and the Gang, Earth, Wind and Fire, a Banda Black Rio acabou virando objeto de culto nas pistas de dança da Inglaterra durante a década de 90. Sua importância se dá, principalmente, por desenvolver o soul music instrumental no Brasil, e representar a música nacional em diversos outros países.
Seus dois primeiros discos foram relançados em Vinil, e estão disponíveis para venda em nossa loja.
Black Rio – Maria Fumaça
Black Rio é um dos grandes nomes da música black nacional. Lançou seu primeiro disco em 77, um ano após o surgimento da banda. A Polysom relançou esse clássico em uma linda versão de 180 gramas. Na época o grupo era formado por Oberdan Magalhães (sax), Lucio J. da Silva (trombone), José Carlos Barroso (trumpete), Jamil Joanes (baixo), Claudio Stevenson (guitarra), Cristóvão Bastos (teclado) e Luiz Carlos Santos (bateria e percussão), e teve Mazola como produtor. “Maria Fumaça” é composto por 10 faixas, sendo seis assinadas por diferentes membros da banda e quatro versões para músicas de grandes nomes, sendo eles: Edu Lobo (“Casa Forte”), Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira (“Baião”), Louro e João de Barro (“Urubu Malandro”), e Ary Barroso (“Na Baixa do Sapateiro). Esse discaço está disponível em nosso estoque, e é uma oportunidade incrível de aumentar a coleção de música instrumental brasileira.
Black Rio – Gafieira Universal
Esse Lp é uma homenagem à uma entidade essencial de nossa formação cultural, a Gafieira. Esse era o espaço onde pessoas de classes sociais menos abastadas dançavam, e foi o repertório tocado ali e daquela maneira que acabou de expandindo, se transformando em um gênero da rica música brasileira.
Esse disco de vinil é um delicioso convite à dança e a uma viagem no tempo. O samba funk swingado, o groove de uma obra atemporal! Você pode adquirir a reedição desse lindo disco na Bilesky Discos.
Leia também: O Misterioso Caso de Brazilian Octopus
–
–