Noticias

As Coisas de Moacir Santos

Moacir_Santos_site

Hoje nós vamos falar sobre um Pernambucano que é considerado um dos principais arranjadores brasileiros, tendo renovado a linguagem da harmonia musical em nosso país. Moacir Santos, esse é o nome da fera que já dominava o saxofone, clarinete e trompete antes do 14 anos de idade.

Nascido em 1923, em São José do Belmonte, Pernambuco, Moacir já tinha a música em sua vida desde muito novo. Aos 14 anos se uniu à banda da cidade de Flores do Pajeú, sendo esse o início de sua jornada. Dois anos mais tarde se aventurou pelo Nordeste, e permaneceu nesses descobrimentos até o ano de 1943, quando começou a trabalhar na Rádio Clube de Recife.

Logo depois, em 45, foi para a Paraíba, onde tocou na banda da Polícia Militar e na Jazz Band da Rádio Tabajara, atuando como clarinetista e tenorista. A jornada permanece e em 48 muda-se para o Rio de Janeiro, onde começa a trabalhar na gafieira “Clube Brasil Danças”. Lá ele atuou por 18 anos como saxofonista, arranjador e maestro. A trajetória desse mestre é longa, com muitos empregos, várias parcerias e muita música acontecendo.

Leia também: Meu amigo Erasmo Carlos.

Mas é nos anos 60 que as coisas começam a mudar, Moacir passa a ganhar mais fama, e passa a ter como alunos grandes futuros nomes da música brasileira. Foram alunos de Santos: Baden Powell, Sérgio Mendes, João Donato, Dorival Caymmi, Paulo Moura, Oscar Castro-Neves, Maurício Einhorn, Roberto Menescal, Airto Moreira, entre outros nomes…Com o prestígio dos anos 60 e o acúmulo de conhecimento e técnicas, Moacir Santos lançou em 1965 seu primeiro álbum solo.

180_129_1Coisas é considerado um dos melhores discos nacionais de todos os tempos. Foi produzido por Roberto Quartin, e é composto por 10 faixas, todas elas nomeadas “Coisa“, sendo diferenciadas apenas por suas numerações. São todas de autoria de Moacir, mas que também contaram com algumas parcerias como Mario Telles, Regina Werneck e Clóvis Mello.  Esse disco, que já foi uma das grandes raridades buscadas por colecionadores do mundo todo, agora está de volta aos catálogos. A nova versão chega à nossa loja pela Polysom. A versão relançada não perde em anda para a original, são todas as faixas inteiramente instrumentais e fiéis aos tapes originais. Esse disco, que é uma verdadeira obra de arte e já teve exemplares vendidos por  3 mil dólares, está agora mais acessível do que nunca. Acesse nossa loja e garanta já o seu!

BANNERS SONY-04

Comente aqui