Curiosidades

O que faz o som do Vinil ser melhor?

Vender-Discos-de-Vinil-Para-Colecionadores

Não há dúvida de que os discos de vinil têm visto um notável crescimento em popularidade nos últimos anos. Os amantes da música em todos os lugares defendem a escuta de LPs. Enquanto esses amantes afirmam que o Vinil “soa melhor”, o que é exatamente isso que torna os LPs superiores aos arquivos digitais?

Como esperado, há argumentos a favor e contra o vinil. Algumas pessoas argumentam que os arquivos digitais são realmente superiores aos LPs. Isso ocorre porque os arquivos digitais têm uma faixa dinâmica mais ampla, que é a faixa de volume de notas, do que os vinis.

Além disso, algumas pessoas afirmam que distorção menor ocorre como resultado da prensagem dos discos. Alguns engenheiros de áudio dizem que os arquivos digitais são a representação mais precisa do que artistas e produtores ouvem na sala de controle. É praticamente o que o artista queria que ouvintes ouvisse em primeiro lugar.

Pelo contrário, os defensores de LP dizem que os arquivos digitais são na verdade uma representação imprecisa do que o artista pretendia que você ouvisse.

Os arquivos compactados digitalmente são conhecidos como formas de música “com perdas”, o que significa que partes extremamente pequenas da música são perdidas devido à compressão e à taxa de amostragem. A maioria das músicas digitais tem uma taxa de amostragem de 44.100 kHz. Enquanto você está ouvindo uma grande maioria da música, pequenos pedaços são deixados para trás, para que a música caiba no seu celular ou notebook, por exemplo.

Suportes de vinil afirmam que nos LPs nada está perdido nesta forma de música, e você ouve cada pedaço de música que foi criada pelo artista. Esta forma “sem perdas” de música que é ouvida em LPs explica o som mais aberto que você ouve de um disco de vinil. Isto é simplesmente porque LPs não são comprimidos digitalmente, pois LPs são analógicos em vez de digital.

Enquanto defensores analógicos podem admitir que a distorção menor surge em LPs devido a técnicas de pressão, esta ligeira distorção realmente provoca o calor do som que algumas pessoas adoram sobre discos de vinil. Este calor complementa alguns gêneros, emprestando às guitarras um tom bruto.

Essencialmente, tudo se resume à preferência do ouvinte. Enquanto algumas pessoas preferem arquivos digitais por causa de sua conveniência, outras acreditam que LPs fornecem uma experiência musical muito mais envolvente.

Quando você tem acesso a uma mesa giratória e alguns discos de vinil, a conexão pessoal que você tem com a música é mais íntima do que o que você experimenta com arquivos digitais.

Primeiro, você realmente tem que deixar o conforto de sua casa e ir para uma loja de discos local. Você navega através de uma coleção aparentemente interminável de registros, procurando um que talvez você não tenha ouvido antes, ou talvez um que você já ama, mas deseja experimentar de uma nova maneira.

Além disso, ser capaz de manter fisicamente um registro que você ama e compartilhar memórias com alguém é um sentimento maravilhoso. Quando você compra ou recebe em casa seu novo disco, você se senta, lê atentamente as informações da capa e do encarte, e aproximadamente 20 minutos mais tarde, vira o disco para ouvir o segundo lado.

Sim, este processo pode não ser lá muito preguiçoso, mas nem era para ser. LPs são projetados para envolver e mergulhar o ouvinte na experiência musical. Você sente uma conexão mais forte com a música que está ouvindo. É um vínculo físico, e isso é algo muito mais valioso do que tocar no ícone “shuffle” em uma tela LCD.

Se os discos de vinil realmente soam melhor do que os arquivos compactados digitalmente é apenas uma parte do debate. Mesmo que os arquivos digitais tecnicamente e cientificamente soem mais precisos para sua gravação, eles não oferecem a mesma experiência emocional e interativa que os LPs oferecem.

E você, concorda? Compartilha com a gente o que te faz preferir o som do Vinil.

Leia também: Conheça a história da capa do disco “Todos os Olhos”

BANNERS SONY-04

6 comentários sobre “O que faz o som do Vinil ser melhor?

    • SIMPLES, UM BOM TOCA DISCOS, DE PREFERENCIA ANTIGOS, AGULHA NOVA E UMA BOA HIGIENE NAS FAIXAS

      Resposta
  • Acho simplesmente ridícula esta nova moda de ouvir vinil, alegando que o som é melhor e usando aquelas ridículas vitrolas chinesas para chegar a essa brilhante conclusão. Nenhuma mídia foi melhor que o CD, infelizmente relegado devido à ganância da indústria fonográfica.

    Resposta
    • Você só pode estar de sacanagem né? O CD tem o áudio ridiculamente limitado se comparado ao vinil, isso é um fato, só chegar em alguém que tem um bom equipamento que vc vai morder a língua afirmando essas inverdades. O som de um vinil é bem mais presente, principalmente os graves.

      Outras mídias como SACD e DVD Audio, que infelizmente estão extintas pela falta de popularidade dão uma surra grande no CD. O CD é um processo destrutivo da master tape. Da até preguiça de querer explicar isso pra alguém que chama o modo de escutar vinil de ridículo mas bate palmas pra músicas comprimidas em 16bits 320kbps do spotify.

      Resposta
    • Meu camarada, pode-se ver pelo seu comen tario que vc não tem condições de ter uma “vitrola”, muito menos um bom toca discos, pois se pudesse com certeza teria outra opinião.

      Resposta
  • VC DIZ ISSO POR QUE PELO JEITO NÃO VIVEU A ERA DELES, MAS EM PARTES NOS DIAS DE HOJE É ABSURDO MESMO QUERER VOLTAR, TANTO PORQUE OS ARTISTAS DE HOJE( SE É QUE DEVEMOS CHAMAR DE ARTISTAS) NEM SABEM O QUE É UM ”BOLACHÃO” E OS VETERANOS JÁ ESTÃO PASSANDO DOS 70, E O VINIL MODERNO QUE ESTÃO FAZENDO AÍ É COPIA DA COPIA POR PREÇOS ABSURDOS, NUNCA VÃO SE VALORIZAR E QUANTO A SONORIDADE PRA QUEM ENTENDE O MELHOR É USAR UM TOCA DISCOS ANTIGO EM VEZ DESSAS CAÇAMBAS CHINESAS SEM NENHUMA QUALIDADE, E PRA QUEM É DISCOFILO DE VERDADE NADA MAIS AGRADAVEL QUE O SOM E O CHIADO DO VINIL, PRA QUEM AMA É A COISA MAIS GOSTOSA DE SE OUVIR

    Resposta

Comente aqui