Chile volta a fabricar discos de Vinil depois de 30 anos!
Uma gravadora Chilena decidiu aderir ao recente “boom” do antigo formato musical e começar a produzir o amado vinil novamente. A gravadora Libre Records, do Chile, vai fabricar em 2017 os primeiros LPs no país desde os anos 80. Isso devido ao fato de as vendas mundiais terem crescido em 800% nos últimos cinco anos.
Não foram os CDs, ou DVDs. As vendas que mais crescem no formato físico no mundo todo é o bom e velho vinil. Um relatório da Nielsen indica que as vendas do vinil não pararam de crescer desde a última década. Em 2014 9,2 milhões de Vinis foram vendidos, isso significa 52% a mais do que em 2013. Outro estudo mais recente, da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), afirma que este formato cresceu 55% em 2015 (800% nos últimos cinco anos).
Com estes valores não é de se admirar que as empresas apostem novamente nessa mídia. No Chile, a ideia é que até o final de 2017 estejam produzindo 40.000 registros mensais, o que calculam ser uma demanda realista.
Os Chilenos estão pensando alto, o que é muito bom. Há conversas entre selos e artistas para relançamentos de clássicos da música em vinil, pois representa uma boa parte da procura no mercado, e agrega imensamente nos catálogos das lojas. Estão buscando também bandas emergentes para acessar o formato, para dar oportunidade de encomendar pequenas quantidades, e testar a aceitação do público.
É… pelo jeito o Vinil voltou para ficar, e está cada vez mais conquistando colecionadores e apreciadores. O Vinil é mesmo apaixonante! Vai Chile!!!
Só tenho a dizer Uhuull, maravilha!!