CuriosidadesNoticias

Mil e Uma Primaveras de Pepeu Gomes.

Foto sem data Pepeu Gomes dos Novos Baianos.

É comum ouvir histórias do passado em que as pessoas “fugiam de casa”. Mas, apesar da rebeldia, com causa ou não, era preciso muita responsabilidade, coragem e disposição pra enfrentar o mundo “lá fora”.

Pepeu Gomes passou por esse processo ainda muito novo, algo entre seus 14 e 17 anos. Mas “fugir de casa” para ele, pode ser também uma metáfora para muitas fases e escolhas da vida. Ser guitarrista numa época de Marchas contra a Guitarra Elétrica, nada mais é que fugir do senso comum, transgredir uma tradição, se rebelar. Um roqueiro brasileiro, um amante da música nacional, um experimentalista!

Leia Também: Arandu Arakuaa. Heavy Metal, Tupi e a cultura Indígena!

Nascido como Pedro Anibal de Oliveira Gomes, na cidade de Salvador, no dia 7 de fevereiro de 52, crescido comoLp Novos Baianos Acabou Chorare Pepeu Gomes, o Pedro do Mundo é um dos maiores guitarristas brasileiros, e do mundo. Já foi considerado pela revista americana Guitarra World, de 1998, como um dos melhores guitarristas do mundo na categoria “world music”.

Ano passado o músico completou meio século de carreira. São 50 anos de muita criação, muito som e emoções em acordes. Sua bagagem musical é imensa, composta de grandes parcerias, projetos solos, casamentos musicais (em vários sentidos), inspirações e pirações.

No início da carreira tocou com Gilberto Gil, de quem ganhou um LP de Jimi Hendrix. – Esse disco foi seu primeiro contato com uma de suas maiores influências. – Participou da turnê Fa-Tal de Gal Costa, substituindo o guitarrista Lanny Gordin. Já foi Geração do Som, assim como já foi tanto Montreux Jazz Festival quanto Rock in Rio. Mas, eternamente, esse nascido em Salvador, será um Novo Baiano.

Lp Pepeu Gomes Geração De SomAo lado de Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Luiz Galvão e Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes ajudou a escrever a história da música brasileira, em um de seus capítulos mais bonitos e impressionantes. Esse Time, ora de futebol, ora não, é sem dúvidas uma das maiores referências brasileiras e inesquecível para todas as gerações que vieram depois de seu surgimento!

O eterno jovem, novo, cabeludo, roqueiro, feminino e masculino, pré-contemporâneo-pós tropicalista, psicodélico, samba-roque-swingueiro Pepeu Gomes vive, e completa 65 anos de maravilhosa existência!

 

Comente aqui