Fotógrafo está resgatando a história do Reggae em Londres através das capas dos discos.
Entre as décadas de 70 e 80, o Reggae começou a se espalhar, e encontrou um cenário fértil na Inglaterra. Alguns músicos vindos da Jamaica, como Gregory Isaacs e Demons Dekker, passaram seus últimos dias de vida por lá. Inclusive o mestre Bob Marley morou alguns anos na Inglaterra, isso foi entre 76 e 79.
Algumas bandas de punk rock, como The Clash, já tocavam músicas influenciadas pelo Reggae, e não levou muito tempo até que surgissem bandas nessa pegada pelo país, como é foi o caso de Steel Pulse.
E foi na busca dessas histórias, que um fotógrafo chamado Alex Bartsch teve a ideia de lançar um livro que resgatasse a trajetória da música jamaicana por Londres. Para isso ele criou um projeto: Covers: Retracing Reggae Record Sleeves in London. No livro ele irá apresentar fotos mostrando onde foram feitas as capas de mais de 40 discos de reggae na cidade. Mas, como é um projeto que requer um alto investimento, ele está sendo lançado através de um financiamento coletivo, que você pode conhecer de perto por aqui.
Por enquanto, localizei mais de 40 capas. Algumas foram fáceis de achar enquanto outras demandaram meses de trabalho investigativo. Eu pedalei por toda a cidade, rolaram algumas perseguições de gansos loucos e algumas descobertas inesperadas. Tem sido uma grande aventura e possibilitou desenhar um mapa interessante da herança do reggae em Londres.