Aretha Franklin em: Respect, 50 anos de um hino!
Provavelmente nossos leitores já conhecem e também admiram a rainha Aretha Franklin. Se você é novo por aqui, ou veio para saber mais sobre esse ícone da música mundial, vem com a gente que temos muito o que falar sobre ela!
Aretha Louise Franklin nasceu em Memphis, no dia 25 de março de 1942, e foi criada em Detroit, Michigan. Com uma carreira baseada no gospel, R&B e no soul, transformou-se em uma das maiores representantes da música negra.
Aretha foi a primeira mulher a fazer parte do Rock & Roll Hall of Fame, e recebeu os apelidos de “Rainha do Soul” e “Dama do Soul”. É a segunda cantora a possuir mais prêmios Grammy na história, ficando atrás apenas de Alison Krauss, foram 18 prêmios competitivos, e três honorários.
Os acúmulos da cantora são diversos: Foi a primeira mulher a estar 100 vezes na lista semanal de sucessos Hot R&B/Hip Hop Songs da revista Billboard. O mais incrível, é que essa posição foi alcançada ao interpretar a música “Rolling in the Deep” da cantora britânica Adele. A veterana comprova seu talento e sua humildade ao interpretar uma música de uma cantora de uma geração bem mais nova, e fez isso com maestria!
Mas hoje é um dia com um motivo especial a mais! Em 14 de fevereiro de 1967 Aretha gravava seu maior single: “Respect”. A música original é de Otis Redding, que algum tempo tarde chegou afirmar que uma garota roubou-lhe uma música, ficando maravilhado com o resultado desse “furto”.
O resultado final da gravação de Aretha foi adicionado ao álbum de estreia da cantora na Atlantic Records, o conhecido I Never Loved a Man the Way I Love You. A versão de Franklin se tornou famosa no mundo todo, ultrapassando a versão original, ficando duas semanas no topo da Billboard Hot 100 e oito semanas no topo da lista dos compactos de artistas negros mais vendidos.
Também se tornou um sucesso em outros países do mundo e atingiu o número dez na lista dos singles mais vendidos do Reino Unido, o número sete na lista dos mais vendidos da Itália e o número dois na lista dos mais vendidos do Canadá.
A versão de Aretha ainda ganhou um significado e um valor a mais, e se tornou um marco do movimento por direitos civis e feminista, e é considerada uma das melhores e maiores canções da sua época.
Em 2010 a cantora foi nomeada pela Revista Rolling Stone como a a Vocalista Número 1 de Todos os Tempos.
Veja também a versão de “Rolling in the Deep”
Diva maior!