Elza Soares: Do ‘Planeta fome’ à ‘Mulher do Fim do Mundo’.
Elza Soares. Esse nome precisa e deve ficar eternamente marcado na história da música brasileira.
Muitos irão falar e lembrar de Elza por ter sido a companheira do jogador Mané Garrincha. Mas já adianto: Elza é dona de seu próprio destino, seja ele o Fim do Mundo ou não. Mas ela, somente ela, é responsável por sua carreira, resistência e sobrevivência.
Realmente, essa mulher não parece ser daqui. Sua voz inconfundível, marcante e forte tem o poder de rasgar e nos deixar em carne viva. Sua voz, apesar de agradável, não nos serve de consolo. Elza e sua potencialidade vocal vieram ao mundo para cutucar, provocar, expor contradições, apontar e colocar o dedo na ferida.
Colocou seu pé no palco pela primeira vez aos 45Kg e 16 anos de idade. Era o programa de Ary Barroso na Rádio Tupi. Já determinada ir até o fim, com suas roupas remendadas, simples, e sandália emprestada, ela foi debochadamente indagada: De que planeta você veio? Sempre firme e sabendo de sua origem ela respondeu: Do planeta fome.
“Senhoras e Senhores, nasce uma estrela!”
Elza precisou se casar com seu primeiro marido ainda muito nova, e aos 13 anos teve seu primeiro filho. A criança morreu de desnutrição. O planeta fome também já foi cantado por outro, como sabemos: “O terceiro mundo tem sido cruel”.
Hoje, aos 80 anos, Elza é símbolo de luta das mulheres, do movimento negro e do movimento LGBT. De mãos dadas às minorias, Elza canta pra quem sangra o coração, e por mais que rasgue, ela também auxilia na cicatrização. Com Elza Soares é possível botar “Pra Fuder”.
Com seu primeiro disco inteiramente inédito lançado aos 78 anos, ela teve turnês brilhantemente programadas, e sempre esteve glamurosa e muito produzida – mesmo mais quieta e no conforto e auxílio de uma cadeira (devido às fortes dores na coluna)- Assim, Elza comprova que sua carreira é uma eterna surpresa, e na direção do além, do permanente, está em eterna ascensão.
“A Mulher do Fim do Mundo” é didática, é acolhedora, denuncia, expõe, desafia e resiste.
Elza Soares é a Mulher do Fim do Mundo do Coccix até o Pescoço. Alguém ainda duvida?
Na Bilesky Discos você encontra esse clássico em Vinil. A Mulher do Fim do Mundo é uma obra prima.