Curiosidades

A Mulher que fotografou a História do Hip Hop

Lisa Leone retratou os rostos e as cenas não só de artistas como Nas e Snoop Dogg no começo de suas carreiras, mas também o nascer de um gênero que se opôs a tudo, até a si mesmo!

A história do Hip Hop tem sido contada de diversas maneiras. Desde grandes documentários e filmes como “Wilde Style” de 1984, até os testemunhos de quem viu no movimento artístico uma resposta à violência dos anos 80 e 90.

A fotografia, praticamente uma testemunha da humanidade, tem se mantido, e se manterá, como uma forma em que momentos específicos se imortalizam, podendo assim ser revisitados no futuro. Como meio de comunicação ou como mostra artística, a fotografia também tem contado a história do Hip Hop junto a todas as suas manifestações: o Rap, o Breaking, o Grafite…

Lisa Leone

Se falamos de fotografia no Hip Hop temos que falar da Nova Iorquina Lisa Leone. Ela tinha menos de 20 anos quando começou a retrata com sua máquina analógica momentos transcendentais, não só da música, mas um movimento cultural como um todo. Enquanto estudava na Escola de Artes e Desenho de Nova York, cidade da explosão do hip hop, viu as ruas coloridas pela arte urbana, novos penteados, roupas extravagantes, e o nascimento de uma nova música que inundavam o cotidiano.

A necessidade de criação da jovem fotógrafa, somada ao ambiente explosivo a seduziram e a levaram a documentar esse momento histórico que surgia. Com o tempo ela capturou imagens de amigos, conhecidos, amigos de amigos, e companheiros de escola que acabariam sendo os atores dessa contracultura.

Fotografia como as de Nas em momentos de gravação do legendário “Illmatic”, ou de um jovem Snoop Doggy nas filmagens de seu primeiro clipe “Who Am I (What’s My Name)?, ou um momento de improviso de The Fugees em um telhado foram apenas algumas das imagens que ela casualmente conseguiu fazer, sendo parte de seu dia a dia.

Mais de 30 anos depois, o Hip Hop cresceu e se espalhou. O mesmo aconteceu com Leone, que já não é uma menina de vinte e poucos anos. Ela cresceu muito, assim como o Hip Hop. Suas fotografia também. Hoje ela viaja com seu trabalho, e faz parcerias com grandes nomes do cinema, como Stanley Kubrick.

Veja algumas fotos:

 

 

Fonte: Radiónica

 

Comente aqui