Curiosidades

Palavra de grande colecionador: “Não uso Spotify e não baixo mp3!”

Carlos Abraxas, um grande colecionador de discos, afirma que ainda não escuta música em formato digital, e só utiliza a internet para comprar discos.

Há muitos anos Carlos Abraxas vem se dedicando à música: comprando e vendendo discos de vinil em feiras de colecionadores, colaborando em rádios ou trabalhando para gravadoras e lojas especializadas.

Ele afirma, sem medo, nunca ter usado o Spotify ou baixado músicas em MP3. Parece conservadorismo, mas não é apenas isso: “Por que usaria o Spotify, se não tenho nem tempo para ouvir todos os meus discos?”.

Entre os vários LPs de sua impressionante coleção, se encontram autênticas joias e raridades, muitos que só se encontram em seletos mercados para colecionadores: primeiras edições de artistas como Jefferson Airplane, Big Star ou Syd Barret. Álbuns de grupos psicodélicos de países fora dos circuitos mais populares, e cópias quase única de obscuros e desconhecidos artistas folk e punk.

Portanto, o Spotify não parece ter algo a oferecer ao Carlos, já que ele tem um grande acervo de artistas conhecidos, e de artistas desconhecidos, e fora do convencional. Alguém que contempla a música que foi excluída (ainda bem) da indústria musical e cultural, não há necessidade de utilizar esse aplicativo.

O colecionador também não tem medo de dizer que boa parte da música pop soa melhor em suas versões mono (já falamos sobre isso aqui). Obras como Pet Sounds dos Beach Boys, Sgt. Peppers e Revolver dos Beatles…

Carlos confessa ter grande problema no armazenamento de seus discos, já que sua coleção não para de crescer… dia após dia. E um dos motivos para isso é a internet. Engana-se quem pensa que ele não gosta da tecnologia, ou descarta o uso da rede para consumir música… Ele apenas decidiu fazer de maneira diferente. E é pela internet que ele acessa as grandes e diversas lojas de Vinil para aumentar e diversificar sua coleção!

 

E você, se identifica com essa história?

 

 

 

Comente aqui