Relançamentos em Vinil: Novos Baianos “Vamos pro Mundo”
Falar de Novos Baianos nunca é um sacrifício… Muito pelo contrário, é sempre um imenso prazer, e algo extremamente inspirador. Não só para nós: como é possível ver por aí, a banda até hoje serve de inspiração para outros artistas, músicos, poetas, e apreciadores da boa música.
Toda essa história de ser baiano e fazer música começou com um encontro inusitado lá no fim dos anos 60. Baby, nascida no estado do Rio de Janeiro e que estava de passagem por Salvador, conheceu Moraes Moreira e Luiz Galvão em uma mesa de bar. Mais tarde conheceram Paulinho Boca de Cantor , e assim a caminhada baiana se iniciava. No começo o grupo se resumia nesse quarteto, e que já era de peso. Mas para melhorar o que já era bom, Pepeu Gomes, que já acompanha o grupo com sua banda “A Cor do Som”, passou a integrar oficialmente os Novos Baianos, logo após casar-se com Baby.
Com todo o sucesso feito, 9 álbuns e 7 compactos lançados, é perfeitamente compreensível que alguns dos discos tenham tido maior número de vendas que outros, e até mesmo alcançado maior sucesso entre os fãs. Mas todos têm seu valor, originalidade e diferencial, acompanhando as evoluções do grupo e correspondendo aos momentos em que viviam.
E para presentear os fãs, mais um disco foi relançado em Vinil:
PRÉ-VENDA: Vamos pro Mundo – 1974
Em 1974, o grupo Novos Baianos lançava seu quinto álbum de estúdio, “Vamos Pro Mundo”. O disco segue no ritmo original que consagrou o grupo, misturando sonoridades regionais, à MPB e ao rock and roll. A coleção “Clássicos em Vinil”, da Polysom, leva esse álbum de volta às lojas em vinil de 180 gramas, em parceria com a Som Livre.
Com coordenação geral de João Araújo e direção de produção de Eustáquio Sena e João Mello, “Vamos pro Mundo” traz 11 músicas. Ainda que Moraes Moreira não tenha participado das gravações do álbum, ele assina grande parte das canções. Pepeu Gomes, Galvão e Jorginho também são autores de algumas das faixas do disco. Entre elas estão “Escorrega Sebosa”, “Um Bilhete pra Didi” e a versão para “Na Cadência do Samba” (Paulo Gesta / Ataulpho Alves / Matilde Alves).
Confira todas as outras edições em Vinil de Novos Baianos aqui.