Criolo em “Espiral de Ilusão” – Disponível em CD e LP
Lançado no mês de abril, o quarto álbum de estúdio do mestre Criolo Espiral de Ilusão é um riquíssimo trabalho, que contou com a produção de Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral. O disco traz 10 sambas inéditos, e 09 deles são autorais, compostos ao longo da carreira do músico.
Lançado pela Oloko Records, o álbum é definido por Criolo como a realização de um antigo sonho:
Sempre tive um carinho muito grande por samba e um desejo muito grande de um dia gravar um disco de samba. Música é muito forte, e samba é algo muito especial para nós, para todo nosso povo, para nossa cidade, pra minha família. Muita coisa me visitou e desaguou em forma de samba sem que eu pedisse. As músicas começaram a ser uma martelo e um formão, que visita a carne e o coração.
Aos 41 anos de idade, Criolo não tem medo de arriscar, inovar, e cair numa nova possibilidade, que também não descarta as antigas. Afinal, Samba e Rap são marcas da resistência brasileira, e assim seguirão sendo!
Samba e rap já crescem como irmãos. Falam do cotidiano de repressão de quem mora na favela. E têm esse tambor, a Mãe África. A pessoa ouve e quer dançar, chora, sente uma energia ancestral.
Nó na Orelha – 2011 (CD + Vinil)
O álbum foi lançado em 2011 e é considerado o melhor disco de Criolo. Com faixas autorais, foi diversamente premiado em seu ano de lançamento, e tem suas músicas em destaque até hoje.
Em comemoração aos seus cinco anos terá uma nova tiragem em Vinil 180 gramas.
Entre suas faixas estão: “Não existe amor em SP”, “Subirusdoistiozin” e “Grajauex”.–
Ainda há tempo – 2006
Relançado em 2016 (CD e Vinil)
Depois de dez anos de lançamento, Criolo relança o álbum Ainda há Tempo, seu primeiro disco de estúdio. Com o sonho de realizar um show com o repertório e a história que traz Ainda há Tempo surgiu a possibilidade de regravá-lo e atualizá-lo. De acordo com uma entrevista de Criolo ao site Geledés ele explica que não foi simplesmente a música que mudou, mas a história também, e a forma de contá-la. Algumas letras foram repensadas e “alguns detalhes fazem toda diferença, e você aprende isso não tendo medo de ter contato com as pessoas” afirma Criolo.
Duas de Cinco – 2013 (Vinil)
Lançado em 2013, o compacto traz dois singles, “Duas de Cinco” e “Cóccix-ência”. Além de manter o público com novidades, o Compacto sem dúvidas tem a intenção de atuar criticamente quanto à estrutura social, a desigualdade e o descaso.
Convoque seu Buda – 2014 (Cd e Vinil)
Lançado em 2014, Convoque seu Buda é o terceiro disco de estúdio de Criolo, e conta com parcerias como Tulipa Ruiz e Juçara Marçal. Esse terceiro disco é uma mescla do rap, a principal referência de Criolo, e os novos caminhos explorados em Nó na Orelha, quando ele passa a experimentar novos sons, cantar junto com uma banda e gravar com vários outros músicos.
O álbum foi eleito como o segundo Melhor Disco de 2014 pela Revista Rolling Stone.