Curiosidades

Fotógrafo registrou os primeiros Punks de Amsterdã!

Como já dissemos por aqui, é impossível a fotografia e a música (e os movimentos musicais) andarem separados. Hoje vamos mostrar pra vocês o fotógrafo que capturou o nascimento do punk na Holanda.

Leia também: A Mulher que Fotografou a História do Hip Hop

O Punk chegou à Holanda no fim da década de 70, e em 1977 era em Amsterdã o epicentro da onda punk, mais especificamente em Rozengracht onde ficava a loja de discos “No Fun” fundada por Hansje Joustra.

Hansje tinha visitado o CBGB’s em Nova York e voltou para Amsterdã com o palpite de que o punk seria grande. Ele decidiu que sua loja de discos seria o lugar onde isso ia acontecer e fundou os primeiros selos punks de Amsterdã — Plurex e No Fun.

As primeiras bandas punks holandesas, como Tits, Helmets, Meccano Ltd., Mollesters e Subway, assinaram com esses selos, e deram início ao que seria a nova cena da Holanda. Isso foi antes do “punk” significar moicanos e alfinetes: Uma jaqueta de couro já era considerada bem punk na época.

Mas aquela primeira onda não durou muito, e logo a maioria das bandas passou para gêneros como pós-punk e new wave, e a Plurex e No Fun começaram a lançar coisas mais experimentais. Eventualmente a No Fun mudou seu nome para Torso.
As fotos trazidas abaixo são do fotógrafo Martijin de Jonge. Ele participou de uma exposição que homenageava os selos No Fun, Plurex e Torso, que aconteceu em Amsterdã. Algumas das fotos foram feitas naquela primeira onda punk, quando tudo ainda estava nascendo, e as demais foram feitas mais tarde, com a evolução do movimento.
Fonte: Revista VICE.
Punks do norte da Holanda durante uma festa numa ocupação em Spuistraat, Amsterdã, 30 de abril de 1986.

 

Paradiso em 1978.

 

Esquerda: o vocalista da banda Storch em 30 de abril de 1979, durante o Festival Fuck the Queen em frente ao NoName, um café punk em Amsterdã. Direita: uma garota chamada Liesbeth na multidão do mesmo festival.
Punks do norte do país, incluindo a vocalista loira do Zweetkutten (“Vaginas Suadas”), numa ocupação em Amsterdã, 30 de abril de 1986.
Um garoto usando um quepe nazista (????) no Festival Fuck the Queen de 1979, em frente ao NoName.
O fanzine punk “Attack” foi fundado antes de existir qualquer banda punk holandesa sobre quem eles pudessem escrever.

 

Comente aqui