Como já contamos aqui, com a mudança dos 78 rpm para os LPs, EPs e singles de vinil, os anos 1950 viram surgir uma nova geração de toca-discos domésticos. Os modelos iam dos aparelhos portáteis que tocavam só 45 rpm, voltados para o mercado adolescente, a extravagantes sistemas de entretenimento que num mesmo móvel reuniam rádio, TV e toca-discos operando vários discos em sequência.
O luxuoso gabinete de TV Kuba Komet, com televisor, rádio, toca-discos, magnetofone e toca-fitas, fabricado na cidade de Wolfenbuettel, no oeste da Alemanha, 1959.
Projetado por Dieter Rams e Hans Gugelot em 1956, o toca-discos SK4 da Braun foi apelidado de “Caixão da Brande de Neve” por causa de sua tampa de plástico transparente.
O combinado Braun – rádio e toca-discos portáteis desenhados em 1955 por Wilhelm Wagenfeld – contava com um útil espaço para guardar discos na tampa do aparelho.
Anúncio do novo e inovador “sistema de entretenimento caseiro” lançado pela Admiral em 1949, que juntava televisor toca-discos e rádio em uma só unidade.
Pingback: Você sabe a diferença entre som Estéreo e Mono? | Na Agulha
onde posso encontrar toca discos desta época (anos 50)?