O Dia “Mundial” do Rock é comemorado apenas no Brasil. Você sabe por quê?
Essa semana celebramos o Dia Mundial do Rock, mas você sabia que essa data é uma particularidade brasileira? Apesar do nome “dia mundial” apenas o Brasil comemora o 13 de julho. Mas isso não tira a importância e a beleza da data. Vamos iniciar uma semana de celebrações, mas antes disso, vamos contar um pouco sobre o motivo da data. Vem com a gente!
Se você é fã desse estilo musical, com certeza já ouviu muita crítica por aí. Se seu gosto surgiu lá na adolescência, a situação pode ter sido ainda pior. Mas a história que vamos contar é maravilhosa, e um bom argumento para rebater as críticas ao bom e velho Rock – e suas vertentes.
Leia também: Nordeste Psicodélico e Molhado de Suor
Em novembro de 1984, começou uma movimentação puxada pelo músico irlandês Bob Geldof. Comovido por uma reportagem feita pela BBC sobre a fome na Etiópia, ele decidiu que não poderia ficar parado diante dessa situação, e sabia que de alguma maneira poderia fazer algo para colaborar. Foi aí que teve a ideia de reunir outros músicos como Midge Ure, Bono Vox, The Edge, Boy George e Paul McCartney para pensar uma maneira de contribuir. Dessas reuniões nasceu a Band Aid e a canção “Do They Know It’s Christmas?”.
Leia também: Tonho, Cacau e o Clube da Esquina.
O single foi o mais vendido na história do Reino Unido. Mas, apesar da grande arrecadação, Bob e outros colaboradores não ficaram satisfeitos, e nesse processo criaram o festival Live Aid.
Nascia uma data:
Foi no dia 13 de julho de 1985 que aconteceu o mega evento de rock chamado Live Aid. O festival aconteceu de maneira simultânea em locais como Londres, Filadélfia, Sydney, Moscou e também no Japão. O Evento foi transmitido para mais de 100 países, estima-se que 1,5 bilhões de pessoas no mundo todo assistiram as apresentações que foram ao ar ao vivo pelas redes de televisões. Grandes nomes do rock e do pop se apresentaram, nenhum concerto antes havia reunido tantos artistas famosos do passado e do presente.
Leia também: 08 álbuns nacionais pra pirar no rock progressivo.
O concerto começou às 12 horas em Londres, Inglaterra e continuou no JFK Stadium, Filadélfia, EUA. Em Londres se apresentaram, Status Quo,The Style Council, The Boomtown Rats, Adam Ant, Ultravox, Spandau Ballet, Elvis Costello, Nik Kershaw, Sade Adu, Sting, Phil Collins, Howard Jones, Autograph, Bryan Ferry com David Gilmour, Paul Young, U2, Dire Straits, Queen, David Bowie com Thomas Dolby, The Who, Elton John com Kiki Dee e Wham e Paul McCartney que encerrou o Show.
Na filadélfia, EUA, se apresentaram, Joan Baez, The Hooters, The Four Tops, B.B King, Billy Ocean, Black Sabbath, Run-D.M.C., Rick Springfield, REO Speedwagon, Crosby, Stills and Nash Young, Judas Priest, The Beach Boys, George Thorogood and the Destroyers com Bo Diddley e Albert Collins, David Bowie e Mick Jagger, Simple Minds, The Pretenders, Santana com Pat Metheny, Ashford & Simpson, Kool & the Gang, Kool & the Gang Madonna, Tom Petty, Kenny Loggins, The Cars, Power Station, Thompson Twins, Eric Clapton, Phill Collins, Led Zeppellin, Duran Duran, Cliff Richard, Patti LaBelle, Hall & Oates, Mick Jagger com Hall & Oates e Tina Turner, Bob Dylan, Ronnie Wood e Lionel Richie. Na Australia se apresentaram INXS e Men at Work. No Japão se apresentaram Loudness, The Off Course, Eikichi Yazawa e Motoharu Sano.
Leia também: 09 vocais isolados de John Lennon
Foi Phill Collins, que participou dos dois eventos (Inglaterra e EUA), que insistiu para que a data fosse considerada como Dia Mundial do Rock. O seu apelo não foi levado adiante em outros países… mas no Brasil sim!
E foram duas rádios especializadas em Rock n’ Roll, de São Paulo, que começaram a celebrar o 13 de julho todos os anos, com programações especiais. Portanto, apesar do peso desses grandes shows, a 89 FM e a 97 FM possuem uma responsabilidade imensa nessa data aqui no Brasil, e foram elas que iniciaram essa bela tradição. E acataram o pedido de Phill Collins.
Aproveitando a oportunidade da data, e sua exclusividade brasileira, nós do blog Bilesky Discos iremos homenagear o rock brasileiro durante toda essa semana.
Nos acompanhem, comentem e compartilhem!
Leia também: Sobre Caetanos, Cuecas e outras drogas.
O Phil Collins sabe disso?
Mas no outros países pelo menos nem é respeitado?
Live Aid – Por que 13 de julho é o dia do Rock??? http://meucantonomundo.com/por-que-13-de-julho-e-o-dia-mundial-do-rock/