Conheça BNegão & Os Seletores de Frequência.
Bernardo dos Santos, mais conhecido como BNegão, é um dos importantes nomes que integraram a banda Planet Hemp. Entre outros diversos projetos anteriores a Planet ou paralelos a ela, foi ao lado dos Seletores de Frequência que BNegão se consolidou como um experiente compositor e produtor.
Trabalhando juntos desde o início dos anos 2000, já lançaram os álbuns “Enxugando Gelo”, “Sintoniza Lá” e o mais recente, de 2015, “TransmutAção”.
O último disco surgiu a partir de uma seleção realizada pelo Edital Natura Musical.
A surpresa da banda ao ser selecionada nos proporciona um disco completamente inédito, com experimentações dignas de alquimistas, como eles mesmo se denominam.
O álbum pode ser considerado plural e abrangente, e traz muitas (porque é impossível dizer “todas”) das referências de BNegão e dos Seletores. As faixas flertam com o reggae, samba, hip hop, funk, dub…
Um destaque do disco é a presença quase que integral da percussão. BNegão afirma que, diferentemente dos outros lançamentos, TransmutAção foi feito a partir da percussão, enquanto os outros foram preenchidos por ela.
Sem perder a criticidade, Bernardo traz agora um disco necessário, político, e de reflexão, mas sem deixar de lado o Groove.
A dica é realizar audições dedicadas para poder identificar as referências musicais, políticas e espirituais do disco, pra depois quase se perder entre as mudanças de faixas.
A arte gráfica da capa também merece destaque, e casa perfeitamente com a proposta do álbum. Para os amantes do disco de vinil, esse é mais um daqueles Lps dignos de colecionador.