05 Documentários para viajar pela música dos anos 70.
Já criamos aqui uma lista com indicações de filmes para quem ama música. Que tal agora embarcarmos na onda dos documentários, e conhecer melhor uma das décadas mais emblemáticas da música mundial, os anos 70?!
Acompanhe nossa lista, e comente com nomes de documentários que faltaram.
01 – O LIXO E A FÚRIA
Julien Temple é um cineasta muito conhecido entre o movimento punk. Além do filme sobre Joe Strummer, ele fez também dois documentários sobre os Sex Pistols: “The Great Rock ‘n Roll Swindle” e “O Lixo e a Fúria”. Os Sex Pistols foram uma banda que existiu por apenas 26 meses e gravou um único álbum, o Never Mind the Bollocks, Here’s the Sex Pistols, lançado no lendário ano de 1977. Ano conhecido pelo nascimento do punk. O filme documenta sua história, do surgimento à implosão da banda. Tendo como pano de fundo a cena política, econômica e social de Londres em meados dos anos 70.
02- FIM DO SÉCULO – A HISTÓRIA DOS RAMONES
Considerada a banda mais influente do punk rock, os Ramones ganharam um documentário bastante completo em 2003. “Fim do Século – A História dos Ramones” foi dirigido por Jim Fields e segue a história da banda, durante 22 anos de turnês, desde o começo no famoso ponto underground de Nova Iorque, o CBGB, até a sua premiação no Rock and Roll Hall of Fame. O documentário traz entrevistas com os membros da banda, sua equipe, empresários, jornalistas e outros músicos. É essencial para todos os fãs!
03- DAVID BOWIE – ZIGGY STARDUST AND THE SPIDERS FROM MARS
“Ziggy Stardust and The Spiders From Mars” é um documentário e 1973, dirigido por D.A. Pennebaker. O longa gira em torno de um show de David Bowie e sua então banda Spiders From Mars no Hammersmith Odeon. O show marcou o fim do personagem Ziggy Stardust, anunciado de surpresa pelo artista durante o show. O filme traz cenas dos bastidores, com pequenas conversas com Bowie, sua equipe, além de fãs da banda. As cenas fazem um belo retrato do glam rock, uma das fases mais ricas da carreira do camaleão do rock.
04- RITMO ALUCINANTE
“Ritmo Alucinante” é um documentário musical brasileiro de 1975, dirigido por Marcelo França. O filme registra o Hollywood Rock, festival realizado em 1975 no campo do Botafogo, no Rio de Janeiro. O filme intercala as apresentações de cantores e grupos do chamado “rock nacional”, flashes do público e uma rápida entrevista da repórter Scarlet Moon com Erasmo Carlos e Cely Campello. No final, o espectador assiste a um show espetacular de Raul Seixas. Há apresentações de Rita Lee com os Tutti Frutti, grupo que formou depois da saída dos Mutantes, Vímana (com Lulu Santos) e O Peso, os irmãos Celly e Tony Campelo.
05- Dossiê Kavernista – A história do disco “A Sociedade da Grã-Ordem Kavernista”
O filme “Dossiê Kavernista – O disco perdido de Raul Seixas, Sergio Sampaio, Edy Star e Miriam Batucada”, é um documentário de média-metragem (55 minutos), que, a partir de entrevistas com músicos e pesquisadores musicais, procura remontar a história da produção do LP “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das Dez” – disco vanguardista, idealizado e produzido por elo então produtor musical Raul Seixas –, onde, a partir de diversas influências musicais do início dos anos setenta – dentre elas o Tropicalismo –, produziu um disco que satirizava o momento cultural e político no Brasil; mas que, por diversos motivos, acabou sendo censurado pela própria gravadora, caindo no ostracismo, durante quarenta anos. Documentário de Luiz de Magalhães, apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de Radialismo, na FACHA/RJ, em 2012 – Professor Orientador: Jackson Saboya. O filme traz a tona a historia do disco “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das Dez”, de 1971, idealizado e produzido por Raul Seixas, junto aos cantores Sergio Sampaio, Miriam Batucada e Edy Star.