O CD é bom também!
Ainda se fala muito sobre as relações entre CD, Vinil, MP3, e agora o Streaming. Nossa ideia aqui, agora, não é defender um desqualificando o outro. Queremos mesmo é dizer que, mesmo amando o Vinil, também achamos o CD bom demais!! E vocês, concordam?
Vamos então para algumas vantagens dessa mídia que dominou o mercado por tanto tempo, e ainda habita o coração e os aparelhos de som de muita gente.
O CD tem alguns pontos a seu favor, e a qualidade do som é sim uma delas! Por isso mesmo é consenso que o som de um disco físico é melhor que o de um MP3 baixado na internet. O CD também apresenta um volume de amostragem suficiente para soar mais clara e definida ao ouvido humano. Sua taxa de amostragem é de 44,1, o que significa que as gravações de CD podem ser capturadas em até 44.100 vezes por segundo, e podem capturar frequências de 20 KHZ. E esta frequência é o máximo que o ouvido humano pode ouvir. Isto não significa que os 20 Khz que o cd alcança seja digno de uma frequência fora de série, não, não é isto, a frequência do cd apenas é mais nítida e clara para o ouvido humano.
Mas, apesar de ainda termos muitos fãs desse formato, os CDs não vivem a melhor fase de suas vidas: segundo o último relatório da Federação Internacional da Indústria Fonográfica, divulgado em abril do ano passado, as vendas de discos físicos caiu 8,1% em 2014. O Brasil não é exceção à regra: se em 2013 a venda de CDs rendeu 185,7 milhões de reais, no no ano seguinte o valor foi 14,4% menor: 159 milhões (no período anterior a queda havia sido semelhante: 15,5%).
Mas o que faz do CD algo especial?
Para muitos, a melhor maneira de curtir um som no carro, viajando, ou mesmo no trânsito, por exemplo, é em CD. Principalmente quem curte ouvir a obra como um todo, e não apenas algumas músicas alternadas.
Aí você pode se perguntar: Mas não é a mesma coisa baixar o álbum e colocar tudo no pendrive?
Para muitos pode ser, mas quem curte o CD, gosta do “escolher”, de escolher alguns exemplares e levar pro carro antes de sair de casa, pedir ajuda pro co-piloto, conversar sobre.
Há também quem goste de exibir a coleção nas estantes da sala de casa, e faz questão de a ver crescer dia após dia, ou mês após mês. Sem falar nos investimentos feitos em aparelhos de som, e ter a sensação de plenitude ao colocar seu CD pra tocar.
Uma mídia não exclui a outra, e muitas podem trazer memórias e sensações inexplicáveis. Portanto, o CD é bom demais também!
A Bilesky Discos tem no estoque da loja vários clássicos em CD, e muita novidade também. Se aventure, clique aqui.