Curiosidades

LPs: Muito além de uma simples capa!

O tamanho dos álbuns de doze polegadas deu aos artistas gráficos ideias além dos limites de uma simples capa e até além das possibilidades de uma capa dupla. Os Beatles inovaram com Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, mas mesmo esse álbum duplo, com encarte e letras na contracapa, parece pouco comparado a Ogdens’Nut Gone Flake (1968), do Small Faces. Uma paródia de uma lata de tabaco, a capa do disco foi um dos exemplos do novo campo de experimentações em capas interativas, dos quais se veem três ótimas versões abaixo:

Their Satanic Majesties Request – The Rolling Stones (1967) Aparentemente numa tentativa flagrante de conseguir algo melhor que a capa de Sgt. Peppers, os Stones contrataram Michael Cooper (que havia feito a foto da capa dos Beatles) para criar uma imagem lenticular em 3D da banda. A ideia original era que a foto ocupasse a capa inteira, mas ficaria muito caro. Vestidos no que só pode ser descrito como trajes de pantomima, os Stones cunharam uma imagem levemente burlesca contra uma paisagem fantasiosa de inspiração hippie.

 

The Velvet Underground & Nico – The Velvet Underground (1967) Andy Warhol adotou os Velvets, então já se esperava que o artista pop criasse a arte do LP de estreia do grupo. A capa mostra sua ilustração de uma banana contra um fundo branco. As primeira cópias, porém, convidavam o comprador a “descascá-la devagar e ver”. A manobra revelava uma banana cor de carne. Foi preciso usar uma máquina especial para criar a capa, mas a MGM (então dona do selo Verve) achou que a associação com Warhol venderia bem. Não foi o que ocorreu.
Stand Up – Jethro Tull (1969) Quando o Jethro Tull fez turnê pelos EUA em 1969, seu empresário contratou o escultor em madeira James Grashow para registrá-los, uma ideia creditada em pare ao designer gráfico John Williams, mais tarde autor de várias capas de Frank Zappa. Daí surgiu uma novidade em capa de álbum duplo: ao ser aberta, fazia saltar uma imagem da banda baseada na escultura em madeira. Stand UP ganhou naquele ano o prêmio da revista britânica NME de melhor capa de álbum.

 

 

Comente aqui