Curiosidades

Samba no Prato – Um baterista que se desafiou no imprevisto e no improviso.

Momentos de crise são também momentos de criação e de (re)descobertas. Momentos de se desafiar e provar que limites podem, sim, ser quebrados. Quem trabalha com música já deve ter passado muito sufoco no “ao vivo”, pois nem tudo é programado, e muitos imprevistos acontecem, e aí… É preciso saber lidar com eles.

Hoje vamos contar a história de um grande baterista que criou uma nova forma de se aventurar no samba. Como? No improviso!

Edson Machado e seu Samba no Prato:

Se você não sabe quem é esse cara, saiba que ele é considerado o maior baterista brasileiro. Nascido no Engenho Novo, na zona norte do Rio de Janeiro, Edson teve uma vida breve, mas suficiente para escrever uma longa história. O cara deixou um legado inesquecível para o samba e os ritmos que dele surgiram, como o Samba-jazz e a Bossa Nova.

O baterista, antes de se tornar músico profissional, foi cabo do exército. Alguns dizem que ele toca como se estivesse em guerra, pois é uma verdadeira metralhadora giratória, trucidando seu instrumento, porém, sem soar agressivo, já que possibilita um verdadeiro deleite aos seus ouvintes!

Na década de 50 Edison fazia seu som ao lado dos músicos mais importantes do país, em bares do Beco das Garrafas, em Copacabana. E já no início da década de 60 passou a integrar o trio de samba-jazz Bossa Três ao lado dos músicos Luis Carlos Vinhas (piano) e Tião Netto (baixo). Juntos gravaram três discos e passaram uma bela temporada nos Estados Unidos.

Mas estamos aqui pra contar outra parte da história – A invenção do Samba no Prato:

Edison foi o maior baterista de samba de todos os tempos. O tempo dele no samba no prato e no pé direito é irreprodutível. Ele tinha um suingue fantástico, e quem quisesse que fosse atrás. Foi, sem dúvida, uma figura de proa na MPB. A música brasileira atual, principalmente o samba, deve muito a Edison. (Tião Neto – baixista)

Ele foi um baterista a frente de seu tempo, e fez um dos maiores desafios dos baterista, que é tocar o samba, algo natural para sua atuação. Mas o melhor de tudo, sabe como isso aconteceu? Como surgiu o famoso Samba no Prato?

Uma certa vez, durante um show, uma caixa da bateria de Edison furou, mas a música não podia parar. O músico continuou a tocar a noite toda, usando somente os pratos e os tambores. Nascia um novo estilo! Isso acontece no final dos anos 40.

Edson Gravou o Disco “É Samba Novo”, considerado por muitos como um dos melhores discos instrumentais já gravados no Brasil. Para o músico e pesquisador Charles Gavin, esse é o disco que ele salvaria de um incêndio.

Aprecie:

 

Comente aqui