Mulheres bateristas que você precisa conhecer!
O mundo da música nem sempre foi um lugar receptivo para as mulheres. Mas, elas estão cada vez mais ocupando esses espaços, e trilhando caminhos de sucesso e de muita batalha!
Que tal relembrarmos algumas mulheres que cravaram seus nomes na bateria? Uma lista inspiradora!
1 – Samantha Maloney
Samantha Maloney é uma baterista norteamericana que fez parte das bandas Hole, Mötley Crüe, Eagles of Death Metal y Peaches. Ganhou sua primeira bateria aos cinco anos de idade, e aos 14 começou a estudar música na Escola de Música e Artes Fiorello H. LaGuardia, em Nova York, e por três anos seguidos estudou bateria de maneira incansável!
2 – Maureen “Moe” Tucker
Maureen Ann “Moe” Tucker é uma instrumentista conhecida pelo seu trabalho como baterista na banda The Velvet Underground e por seu visual androgino. Após sua saída do Velvet Underground, com quem gravou os três primeiros álbuns, Moe Tucker fez alguns trabalhos solo e participações com outros artistas, como a banda de rock alternativo Half Japanese.
3 – Cindy Blackman
Conhecida como Cindy Blackman, a baterista de rock’n’roll e fusion jazz nasceu em 18 de novembro de 1959, em Yellow Springs, Ohio (EUA). Mais conhecida por gravar e acompanhar Lenny Kravitz, Blackman é casada com o guitarrista Carlos Santana. Além de acompanhar outros artistas, gravou vários álbuns de jazz com seu próprio nome. Vem de uma família musical, onde sua mãe e avó eram da música clássica e seu tio tocava vibrafone.
4 – Régine Chassagne
Régine Chassagne é uma musicista canadense, fundadora da banda de indie rock Arcade Fire junto com seu marido Win Butler. Ela é no Canadá e morou no Haiti durante o período de ditadura de Jean-Claude Duvalier. Cresceu em Saint-Lambert, na região de Montreal. Formada em Comunicação, começou a estudar jazz na Universidade de McGill. Enquanto cantava jazz em um evento de Concordia em 2000, conheceu Butler, que lhe convenceu a entrar em sua banda. Após mudanças de formação, somente os dois restaram.
5 – Karen Carpenter
Karen foi uma cantora e bateristanorte-americana cujo sucesso obteve alcance internacional no período entre o fim dos anos 1960 e o início dos anos 1980, época em que junto a seu irmão, Richard Carpenter, formaram a dupla The Carpenters. Karen sofria de anorexia nervosa e faleceu aos 32 anos em função das complicações decorrentes dessa doença. Ela é lembrada por muitos artistas como uma das melhores cantoras de todos os tempos.
6 – Lilian Carmona
A brasileira Lilian Carmona é a grande pioneira das mulheres que se dedicam à arte da percussão. Já tocou com músicos de peso, como Baden Powell, Phil Wilson, Leny Andrade, Toquinho, Diana King, Nana Caymmi, Gal Costa, Dominguinhos, Jane Duboc, Nara Leão, entre muitos outros. Com mais de 40 anos de carreira, Lilian é unanimidade quando se trata de qualidade musical.
7 – Sandy West
Sandy West, foi uma baterista, cantora e compositora estadunidense. Ela foi saudada por vários fãs e críticos por ser uma baterista que trouxe inovações. Ela foi a primeira mulher baterista a angariar popularidade e aclamação da crítica na área do rock, e foi também uma das membras fundadora da banda The Runaways, uma banda de Rock and Roll, formada nos anos 70, que tinha apenas mulheres na sua formação.
8- Meg White
Megan “Meg” Martha White é uma baterista americana de Detroit, mais conhecida como membro da extinta banda The White Stripes, na qual formava parceria com Jack White. Meg White, junto com Jack White, participou do filme Coffee and Cigarettes (2003).
9 – Torry Castellano
Torry é uma baterista estadunidense, ex – integrante da banda de rock The Donnas. Infelizmente ela teve que deixar a banda em 2009 devido a um problema nos ombros. Ela abandonou a música e formou-se em ciências políticas.
10 – Vera Figueiredo
A brasileira Vera Figueiredo começou a estudar música com 8 anos de idade e aos 10 já tocava em uma banda de meninas que também estudavam no Conservatório Santa Cecília, em São Paulo, onde Vera estudava piano. Aos 16 anos foi aluna de bateria de Rubinho Barsotti, no CLAM ( Centro Livre de Aprendizagem Musical). Vera Figueiredo ainda estudou percussão clássica na Escola Municipal de Música. Além de baterista, ela é compositora, formada em piano, e produtora de eventos.
Veja também esse vídeo:
MEU COMENTARIO É UM SO, TODAS A RESPEITO, MAIS PRA MIM EM PARTICULAR E PROFISSIONAL, SOU A BATERISTA E COMPOSITORA E TAMBÉM PIANISTA, PROFESSORA VERA FIGUEIREDO, AO QUAL VI SEU WORK SHOP NA CIDADE DE PRESDENTE PRUDENTE NA CASA DO MEDICO EM 4 DE ABRIL DE 1997 E ELA ARRASOU COM SEUS TOQUES MAGICOS E SUA DIDATICA.