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George Clinton e o P-Funk

Você sabe quem é George Clinton? Esse cara é um dos maiores gênios da música e arquiteto daquilo que podemos chamar hoje de P-Funk, uma das variantes do funk que surge na década de 70.

Clinton, por anos, dividiu o cérebro, o suor, as criações em dois lados: Um chamado The Parliaments, outro Funkadelic. Ao lado de James Brown e Sly Stone, ele é considerado um dos mais importantes inovadores do funk, motivo pelo qual já foi levado ao Rock and Roll Hall of Fame. 

Lp Funkadelic America Its Young
Lp Funkadelic America Its Young – Disponível na Loja

Além de grande influenciador, ele é também um dos responsáveis pelo surgimento da banda Red Hot Chili Peppers, com a qual desempenhou um belo trabalho na produção do disco Freaky Styley.

 

Mas vamos ao ponto que nos trouxe aqui, na verdade, os pontos. São dois: Parliament e Funkadelic.

Parliament-Funkadelic foi um coletivo americano de funk, soul e rock liderado por George Clinton. A origem de tudo está lá no fim da década de 50, quando Clinton monta a banda The Parliaments, mais tarde surge a banda Funkadelic. As duas contavam com quase a mesma formação, a diferença entre elas dependiam de alguns outros (interessantes) detalhes.

Sob a direção de Clinton, no início da década de 1970, os grupos de Parliament e Funkadelic operavam simultaneamente e consistiam no mesmo grupo de músicos tocando diferentes tipos de funk para duas gravadoras diferentes. Funkadelic é uma banda de funk com um toque de rock psicodélico, cujas influências incluem os sons ampliados de Jimi Hendrix e Led Zeppelin, o funk de James Brown, o blues, e o experimentalismo de Sun Ra, o humor de Frank Zappa, os álbuns conceituais dos Beatles e The Who e artistas de southern soul como Otis Redding e Screamin’ Jay Hawkins. O Parliament é uma banda de funk /R&B cujas influências são o lado funky de Hendrix e Sly Stone.

Lp Funkadelic Us Music With Funkadelic
Lp Funkadelic Us Music With Funkadelic – Disponível na Loja

No auge desse combo Parliament-Funkadelic, George tinha um verdadeiro exército de músicos ao seu dispor. Chegou até mesmo a ter mais de 40 músicos contratados, que trabalhavam em suas infinitas sessões no seu estúdio United Sounds Studios. Na maioria das vezes os músicos eram hospedados em qualquer “espelunca” das redondezas para não perderem o foco no trabalho das gravações. Importante lembrar que apesar do foco, eles estavam sempre muito bem abastecidos das mais diversas substâncias entorpecentes.

As infinitas e intermináveis sessões geravam muito material, muito mais do que poderia ser oficialmente lançado na época, seja como Parliament, seja como Funkadelic. Nesta grande fábrica de grooves, para dar vazão à densa produção, foram gestados projetos como Bootsy’s Rubber BandBrides of FunkensteinThe Horny Horns e Parlet, assim como projetos especialmente dedicados à carreira solo de alguns dos principais músicos que ele mantinha por perto. Bootsy Collins ao longo dos anos também acabou por desenvolver uma densa carreira como produtor. Reza a lenda que ainda existem milhares de rolos de fita com jams e músicas inéditas gravadas nesta época e nunca tornadas públicas.

Mas, só há uma maneira de entender a fundo todo esse trabalho liderado por George Clinton. Escutando os discos!

Selecionamos aqui alguns deles. Apreciem!

 

 

 

 

 

 

 

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