Conheça Lemi Ghariokwu, o lendário criador das capas de Fela Kuti.
Os discos de Fela Kuti são um verdadeiro fenômeno, já que eles não são conhecidos apenas pelo som: Suas capas são mundialmente lembradas, seja pela originalidade trazida nelas, seja pela estética de luta e resistência, que somam-se às músicas de contexto revolucionário do trabalho.
O responsável por estas capas é o designer Lemi Ghariokwu. Ele desenhou, ao todo, 26 capas para Fela, além de produzir capas para Osita Osadebe, James Iroha, Kris Okotie, Lucky Dube, Gilles Peterson, Miriam Makeba, Bob Marley. No total são cerca de uma centena de músicos em todo o mundo… Recentemente Lemi criou a capa para o álbum IFÁ Afrobeat + Okwei V Odili, da banda baiana I.F.Á e seu EP produzido a partir do encontro com a cantora e compositora nigeriada Okwei V. Odili. A obra de Lemi é composto por mais de duas mil capas de discos, além de trabalhos com pinturas e ilustrações.
As capas produzidas pelo designer para Fela Kuti transmitem o tom de protesto presente nas letras das músicas. A dupla representava forte inspiração para a população questionar seus comandantes. As letras das músicas e as capas traziam mensagens diretas contra a colonização na África e a opressão da ditadura na Nigéria na década de 1970.
Lemi Ghariokwo nasceu em dezembro de 1955 e é um ilustrador e designer nigeriano que ganhou o mundo com traços africanos e orgânicos, cores acentuadas e pujança político-social.
Feka Kuti foi um músico, ativista político e dos direitos humanos; nasceu em 1938 e lançou mais de 70 discos, combateu o governo e uma sociedade elitista e excludente. Falecendo em 1997, na Nigéria.