Discos de Rock: Capas Censuradas!
A censura não é nenhuma novidade no meio artístico, principalmente no mundo da música. Aqui mesmo, no Brasil, temos artistas que são recordistas em serem censurados em suas produções.
Pelo mundo todo podemos indicar diversas capas de discos que passaram pelo mesmo processo, como as muitas bandas de rock que tiveram que alterar suas artes gráficas de forma rápida e inusitada, para que pudessem distribuir os LPs para venda. A maioria dos casos estão relacionadas ao conteúdo trazido na capa. Algumas delas foram barradas antes mesmo do disco ser lançado, e foi isso que aconteceu com o disco “Beggars Banquet” dos Stones. A capa original do disco só veio a público em 1984, 20 anos depois do lançamento original do álbum.
Você se lembra de algum desses casos? Conhece as capas a seguir?
Guns n Roses – Appetite for destruction (1987)
Esse disco é tido como uma dos melhores do Guns, mas a capa que trazia a imagem de um robô estuprador forçaram a mudança. As reclamações vieram de lojas e até mesmo da MTV. Confira:
Scorpions – Virgin Killer (1977)
A capa desse disco causou muita polêmica e “rebuliço”. A arte precisou ser refeita, e outras duas versões foram pensadas, sendo a mais famosa uma imagem dos integrantes da banda reunidos. Nada original!
Rolling Stones – Beggars Banquet (1964)
Pantera – Far Beyond Driven (1994)
Essa capa é um verdadeiro protesto à Indústria Cultural. O disco considerado um dos mais pesados da banda, teve a capa censurada por trazer uma broca industrial penetrando um ânus humano. A mensagem era uma contestação às várias bandas ruins que eram lançadas e chamadas de rock.
Megadeth – Youthanasia
A ideia dessa capa é genial, a começar pelo título do disco. Youthanasia é uma junção das palavras Jovem e Eutanásia, e a ideia era fazer uma crítica à sociedade e o tratamento dos jovens. Os bebês pendurados em um varal infinito reforça e traduz muito bem a crítica.