Entenda a diferença entre os discos de 7, 10 e 12 polegadas.
Você, que de repente não é tão ligado ao mundo do Vinil, já deve ter ouvido falar em discos de 7, 10 e 12 polegadas. Mas sabe exatamente o que isso significa? Se ainda te restam algumas dúvidas, vem com a gente entender mais dessas diferenças.
Discos de 7″, ou o famoso Compacto.
(Para ler, entre no clima clicando aqui) O discos Compactos são os de 7″ – sete polegadas – de diâmetro. São chamados de compactos pois trazem menos tempo de som que os discos convencionais. São utilizados, muitas vezes, como aperitivos para um novo trabalho da banda, ou simplesmente pelo artista ter optado por lançar menos faixas. Encontramos muitos compactos trazendo raras versões de estúdio, ou músicas ao vivo, lados b, e até remixes.
Veja aqui um exemplo de compacto dos Novos Baianos.
Discos de 10″.
Os discos de 10″ – 10 polegadas – são os mais difíceis de serem encontrados. Esse formato pode ser escolhido por diversos motivos, tanto por não ter faixas suficientes para um de 12″ ou por questão estética. O artista pode optar por lançar menos faixas em um disco diferenciado.
Discos de 12″.
Os discos de 12″ são os mais comuns. Provavelmente os discos de vinil que você conhece são dos de 12″. Neles estão a maioria dos álbuns gravados em estúdio, tendo mais espaço para álbuns completos.
E os LPs?
Os Lps são os Long-Playing. Discos de 10 ou 12 polegadas, fabricados em vinil, cujos sons são gravados nos dois lados, em sulcos, e geralmente reproduzidos a uma velocidade de 331/3 rpm.
Quer saber mais sobre os LPs? Então sugerimos esse texto:
O LP completa 69 anos! Saiba mais sobre a história do Long-Play.
Ficou interessado em entender mais sobre a velocidade e rotação dos discos? Então se liga nesse texto:
Conheça as diferenças entre os discos de 78, 45 e 33 rpm.