Vendas de Discos de Vinil Superam os Downloads de Músicas
A Associação Americana da Indústria Fonográfica (RIAA) divulgou na semana passada um relatório que indica que as vendas de música em formato físico ultrapassaram as vendas digitais em 2017.
“Em 2017, a receita de música gravada nos EUA aumentou 16,5% no valor de varejo, com valor estimado de US $ 8,7 bilhões, em relação ao ano anterior”, disse a RIAA em comunicado.
Leia Também: Por Que o Vinil é Melhor Que o MP3 e o CD? Responda você também!
Os discos de vinil superaram os downloads digitais pela primeira vez desde 2011, com um aumento de 10%, para o montante de US $ 395 milhões, representando cerca de 8,5% da receita musical. No entanto, as vendas físicas caíram 4% no total. Os downloads de álbuns digitais tiveram uma redução de 24%, enquanto os downloads de “single track” diminuíram em 25%.
As plataformas de streaming são as responsáveis pela redução de 4% nas vendas físicas. De acordo com o relatório da RIAA, serviços de streaming como Spotify, Apple Music e Deezer, que somam cerca de 200 milhões de usuários, representam cerca de 65% da receita total de música.
“Mais do que qualquer outra indústria criativa, as empresas de música se transformaram com sucesso antes da transição para o streaming, ao mesmo tempo em que forjaram relacionamentos mais fortes com seu parceiro mais importante: o artista”, disse Cary Sherman.
Via: Music Africa