Curiosidades

Lojas de Discos, A Nossa Rede Social de Cultura

O discos de vinil foi e tem sido fundamental para muitas tendências culturais nos últimos 50 anos, pois com um tempo de gravação maior, permitiu que discos passassem a ser álbuns. A cultura hip-hop e a música independente utilizam até hoje o formato como uma das principais formas de divulgação dos seus trabalhos.

Por trás dessa obsessão pelo vinil, há uma figura fundamental para que este formato se mantenha vivo, a loja de discos. Espaço que além de promover a venda dos álbuns, é um disseminador de cultura, pois basta você visitar uma e sentir a alma que um local desse possui, a quantidade de cultura que ali está presente.

Leia também: 20 Anos Depois, “Samba Pra Burro” do Otto É Prensado em Vinil

As lojas são um verdadeiro centro social e cultural onde você pode passar horas revirando as prateleiras e conhecendo outros entusiastas do vinil e conversando com os proprietários. A importância das lojas de discos para aqueles que valorizam a música em sua forma física é óbvia, mas o que também é um aspecto essencial dessas empresas duradouras é sua influência no cenário musical local. Artistas se unem, formam laços e colaboram, os estilos se popularizam, ocorre uma troca cultural entre músicos que nunca se encontraram, pois os discos importados influenciam artistas locais do outro lado do mundo; os gêneros nascem e são nutridos, e o ciclo se repete.

Colecionar discos, proporciona além do ar de romance que envolve desde o “garimpo” de discos raros para a coleção até a verdadeiros laços de amizades que são proporcionadas nas lojas de discos e comunidades de colecionadores que permitem um mergulho e a descoberta de novas (velhas e novas) músicas.

E você costuma frequentar lojas de discos? Quais são as suas preferidas? Conta aí pra gente!

Comente aqui