Curiosidades

Os 10 discos mais caros já vendidos na história!

Se você é novo no garimpo de discos ou um colecionador de vinil experiente, uma das alegrias de expandir sua coleção é encontrar uma barganha. Se isso significa pegar um álbum em uma venda ou garimpar as caixas em sebos e mercados de pulgas, você nunca sabe quando ou onde você pode encontrar algo realmente valioso.
Dê uma olhada na nossa lista abaixo dos 10 discos de vinil mais caros já vendidos …

10. Frank Wilson: ‘Do I Love You (Indeed I Do) – £25742

Apenas 250 cópias demos deste single do cantor e produtor de soul americano Frank Wilson foram prensadas, e apenas cerca de cinco delas sobreviveram quando o resto foi destruído pelo chefe da Motown, Berry Gordy. Histórias sobre o motivo de sua destruição variam, mas há rumores de que Gordy não estava muito feliz com a perspectiva de um de seus melhores produtores se lançando na carreira de cantor e ordenou que as demos fossem destruídas. Também é dito, no entanto, que Wilson sentia o mesmo e decidiu não liberar o single, mas de qualquer forma, um punhado escorregou pela rede e enquanto o número exato de cópias sobreviventes não é conhecido, Gordy possui um deles, e outro vendido em leilão em maio de 2009. No entanto, o distribuidor de discos baseado em Leicestershire que organizou a venda informou que o comprador desejava permanecer anônimo, embora o preço de venda fosse confirmado em £25.742.

9. Tommy Johnson: ‘Alcohol and Jake Blues’ – $37100

Um disco de blues de 78 rotações de Tommy Johnson foi arrematado por mais de US$ 37.000 em 2013, quando um colecionador do Oregon distribuiu uma cópia super-rara de ‘Alcohol and Jake Blues’, lançada no selo da Paramount em 1930. Inacreditavelmente, o comprador John Tefteller já possuía uma cópia do mesmo registro, mas explicou que o que ele comprou em leilão estava em condições muito melhores e que o registro valeu cada centavo desde que as fitas masters haviam sido destruídas há muito tempo.

8. Aphex Twin: Caustic Window (test pressing) – $46300

A maioria dos discos de vinil desta lista é de uma certa safra e seu valor decorre em parte da sua idade, mas em 2014 um vinil relativamente novo chegou ao top 10 quando o teste prensagem de Caustic Window da Aphex Twin foi vendido em leilão por um impressionante US $ 46.300 (aproximadamente £ 36.000). Acontece que o comprador não era outro senão o inventor do Minecraft, Markus ‘Notch’ Persson, que evidentemente decidira gastar um pouco do dinheiro que ganhara ao criar o jogo mais popular da história em um disco raro de um de seus artistas favoritos.

7. The Beatles: ‘Til There Was You’ (10” acetate) – £77500

Conhecido como o ‘Santo Graal’ para os colecionadores de discos dos Beatles, um acetato de 10” de uma demonstração antecipada do Fab Four apresentando as músicas ” Til There Was You ” e ‘b-side’ Hello Little Girl ‘(escrito incorretamente no disco como “Hullo Little Girl”) foi encontrada definhando no sótão de um certo Les Maguire, um sujeito que havia de alguma forma adquirido o disco durante seu tempo como tecladista de Gerry e The Pacemakers. Foi vendido em Warrington para um comprador não identificado em março de 2016.

6. The Beatles: Yesterday & Today – $125000

Um dos outros itens mais raros é a compilação dos Beatles de 1966, lançada apenas na América do Norte inicialmente e depois no Japão, mas não no Reino Unido ou na Europa. Uma das razões para sua relativa escassez é que as primeiras versões mostravam a infame capa dos “açougueiros”, com John, Paul, George e Ringo envoltos em bonecos e pedaços de carne desmembrados. Foi rapidamente retirado e substituído por obras de arte muito mais dóceis, mas o original continua sendo um item procurado pelos colecionadores dos Beatles e uma cópia selada da edição da casa da moeda se tornou a cópia mais cara do histórico quando foi vendido em leilão Fevereiro de 2013 por US $ 125.000 (aproximadamente £ 98.000).

5. John Lennon & Yoko Ono: Double Fantasy – $150000

Muitas vezes, uma cópia de um LP pode diferir enormemente de valor da mesma prensagem, como resultado de algo definidor que o torna mais raro, seja um erro de impressão ou uma assinatura. No caso desta cópia de John Lennon e Yoko Ono’s “Double Fantasy”, vendido em 1999 por surpreendentes US $ 150.000, o detalhe macabro que o tornou tão valioso foi o fato de ter sido assinado pelo próprio Lennon apenas algumas horas antes de sua morte em 8 de dezembro de 1980. Como tal, pode bem ser o último disco que Lennon autografou e se tornou um dos álbuns mais caros já vendidos.

4. The Beatles: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (signed by all four Beatles) – $290000

Qualquer original de 1967 do Sgt. A Pepper conseguirá um preço decente em um leilão, especialmente se for a versão mono com o selo preto da Parlophone, mas se uma assinatura pode aumentar drasticamente o valor de um disco, então imagine o que quatro podem fazer. No caso desta cópia vendida em leilão em 2013 a um comprador do centro-oeste dos Estados Unidos, os leiloeiros estimaram uma venda na região de US $ 30.000 e ficaram chocados quando o item acabou vendendo por quase 10 vezes essa quantia, buscando um produto astronômico $ 290.000 (aproximadamente £ 227.000) e quebrando o recorde de uma cópia do álbum de 1967.

3. Elvis Presley: ‘My Happiness’ – $300000

Se você tiver alguma coisa sobre Jack White, variando de White Stripes, The Dead Weather e The Raconteurs, então você também pode saber que ele não é apenas um dos homens mais ocupados da música, mas também é um grande colecionador de vinil e equipamentos vintage. Seu estúdio e gravadora Third Man é especializado em técnicas de gravação vintage e lançamentos incomuns de vinil, então talvez não seja surpresa descobrir que ele é o orgulhoso proprietário de um dos três discos mais caros do mundo.
White comprou o teste de prensagem da primeira gravação de Elvis Presley em leilão em dezembro de 2015, usando-o para fazer um “xerox” de edição limitada que ele liberou pela Third Man Records, completo com todos os estalidos e arranhões e até mesmo um saco de papel marrom manga – porque, ele disse, “é com isso que Elvis teria saído da Sun Records”.

2. The Beatles: The Beatles (White Album) – $790000

Durante anos, o baterista dos Beatles, Ringo Starr, era conhecido por possuir a primeira cópia do álbum duplo da banda de 1968, uma vez que os discos foram prensados com números de série em sequência e a cópia de Starr trazia o número ‘0000001’. Ele vendeu seu exemplar no leilão de Julien nos Estados Unidos por US $ 790.000 em dezembro de 2015, novamente para um comprador anônimo, junto com sua famosa bateria Ludwig, que foi comprada pelo proprietário da Indianapolis Colts, Jim Irsay, por incríveis US $ 2,2 milhões.

1. Wu-Tang Clan: Once Upon a Time in Shaolin – $2 million

De longe, o disco mais caro já vendido é este álbum de 2015 do Wu-Tang Clan, do qual esta é a única cópia já produzida. O disco vem com um contrato que estipula que o comprador não pode tentar vender ou ganhar dinheiro com o disco por 100 anos, embora o dono possa liberar o álbum de graça, caso deseje.
O comprador acabou por ser o polêmico CEO da Turing Pharmaceuticals, Martin Shkreli, que se tornou uma espécie de pária na América graças à compra de uma droga anti-HIV por sua empresa e seu subseqüente aumento de preço de mais de 5000%. Ele pagou o preço inicial de US $ 2 milhões para se tornar seu dono, o que não caiu muito bem com alguns fãs. Desde então, no entanto, Shkreli foi condenado por fraude de valores mobiliários e, além de ter sido condenado a 20 anos de prisão por um juiz federal, o LP também foi confiscado pelos federais e, até onde sabemos, eles ainda o têm.
Por mais divertido que tudo isso seja, de longe a melhor coisa sobre a venda original foi o fato de que o Wu-Tang incluía uma cláusula que poderia muito bem ser a melhor coisa que alguém já escreveu em um contrato juridicamente vinculativo. Ver abaixo:
“A parte compradora também concorda que a qualquer momento durante o período estipulado de 88 anos, o vendedor pode planejar legalmente e tentar executar um (1) assalto ou roubo para roubar de volta uma vez em Shaolin, que, se bem sucedido, retornaria todos os direitos de propriedade do vendedor. O assalto ou a perseguição só podem ser realizados por membros atualmente ativos do Wu-Tang Clan e/ou do ator Bill Murray, sem repercussão jurídica”.

Via: HMV

Comente aqui