LançamentosNoticias

A estreia de Maria Bethânia com o inesquecível disco ‘A Tua Presença’

Maria Bethânia Viana Telles Veloso em 1971 lançava o excepcional disco intitulado ‘A Tua Presença’ marcando sua estreia na gravadora Philips (Universal Music).

Revelado pela cantora em entrevista, a faixa-título além de homenagear Nossa Senhora Aparecida, ecoa o ativismo político-social defendido pelo movimento negro em todo o mundo, que naquela época vivia seu ápice: ‘A Tua Presença é Negra/ É Negra, Negra, Negra’ ressaltavam os versos da canção enviada de Londres pelo seu irmão Caetano Veloso.

Em ‘Mano Caetano’, cantada em dueto com Jorge Ben (Jor) seu compositor, a volta do irmão ao Brasil é um desejo explicito. Voz opositora ao regime autoritário desde seu despontar aos 17 anos, Maria Bethânia gravou ‘Rosa dos Ventos’ de Chico Buarque, tornando-se um dos clássicos mais representativos da época em que a música popular brasileira denunciava o regime militar, foi também um grande marco na carreira da baiana.

(Maria Bethânia junto de seu irmão Caetano Veloso em 1971, quando o mesmo havia dado uma pausa no exílio na Europa)

Para finalizar o disco, ‘What’s New’ de Bob Haggart e Johnny Burke, a primeira e única música gravada em inglês pela cantora. De volta pela Universal Music, um dos mais importantes discos da artista ‘A Tua Presença’.

Comente aqui