CuriosidadesNoticias

LPs para se sentir em um show de Zé Ramalho na década de 70

José Ramalho Neto mais conhecido como Zé Ramalho, se tornou um dos maiores nomes da MPB, consagrando canções que marcaram o cenário musical brasileiro como “Avohai”, “Chão de Giz” e “Sinônimos”. Iniciou sua carreira musical em 1973, e seu primeiro álbum foi ao lado de Lula Côrtes.

Neste post nós aqui da Bilesky Discos, decidimos apresentar para vocês, nossos leitores, uma trilogia de álbuns que fará você se sentir em um show de Zé Ramalho na década de 70. Confere aí e se prepare para uma viagem no tempo.

“Atlântida” foi lançado em 2017, contendo 8 faixas que ficaram guardadas por cerca de 30 anos pelo artista. Retiradas diretamente de gravações de fitas K7s de shows realizados no Teatro Santa Roza, em João Pessoa na Paraíba. Os shows ocorreram em 1974, tinham um clima de rock e a capa do disco apresenta o cartaz que foi criado pelo artista plástico Raul Córdula, feita especialmente para essas apresentações de Zé.

Já o disco “Coletiva de Música Paraibana”, surgiu a partir das gravações do espetáculo gregário, organizado por Pedro Osmar. Um ano antes dessa apresentação, Zé Ramalho fazia parte da banda de Alceu Valença, mas, já havia ganhado o público com seu talento. Por conta de algumas desavenças decidiu focar em sua carreira solo.

Meses depois do espetáculo, Zé Ramalho trabalhou em seu show solo, “Um Dia Antes da Vida”, uma despedida do cantor a sua cidade João Pessoa. O show aconteceu antes do artista se mudar para a região sudeste, onde alavancou ainda mais sua carreira. A apresentação foi emocionante e até 2008 era desconhecida pelos fãs de Zé, até que Marcelo Fróes pesquisador musical trabalhou compilando as apresentações em um único álbum “Zé Ramalho da Paraíba”.

Esses trabalhos fazem parte da época conhecida como pré-história da carreira do cantor, compositor e músico, Zé Ramalho e estão disponíveis em nossas prateleiras. Discos que sem dúvidas farão você se emocionar e se sentir em um dos primeiros shows do artista.

Comente aqui