Vinil de apenas 10 cópias do Sex Pistols é leiloado
Avaliado entre 12.000 a 15.000 libras, o equivalente a aproximadamente R$61.775,67 a R$77.219,58, o vinil do single “God Save The Queen” da banda de punk rock Sex Pistols, será leiloado. O disco é considerado um vinil raro e os fãs consideram o trabalho um “item do Santo Graal’.
A banda britânica ao assinar o primeiro contrato com a gravadora A&M Records em 1977, foi até a frente do Buckingham Palace, morada real da Inglaterra. Por conta do título irônico a atitude foi vista como provocadora em relação ao parlamento e à rainha. A atitude dos Sex Pistols não pegou bem, trazendo efeitos negativos a publicidade.
Após 6 dias, a gravadora rompeu o contrato com a banda e ordenou que destruíssem as 25 mil cópias, com medo de uma retaliação do mercado. Apenas 10 dos registros originais foram guardados no cofre da empresa, tornando o disco uma obra prima para os colecionadores e um dos discos mais raros do mundo.
Posteriormente a banda assinou com a Virgin Records, que distribuiu o disco em todo o mundo, um dos grandes sucessos dos Sex Pistols.
O disco será vendido pela Wessex Auction House, em Wiltshire. Martin Hughes, especialista em leilões e discos de vinil disse: “Tive o privilégio de vender muitos discos raros, mas este é certamente o mais emocionante de todos. Os Sex Pistols sempre serão a banda punk mais icônica e talvez também uma das mais importantes em termos culturais. Esta é uma chance para um colecionador possuir uma peça da história da música”.
O leilão ocorrerá nesta Sexta-feira, 01 de Novembro, e tem atraído colecionadores do mundo todo.