Noticias

Grande perda: Aos 72 anos morre o grande Moraes Moreira

Antônio Carlos Moraes Pires, mais conhecido como Moraes Moreira, nos deixou no dia 13 de Abril de 2020, aos 72 anos. Uma perda de valor inestimável para a MPB.

Moraes Moreira iniciou a carreira tocando sanfona de doze baixos em festas de São João. Na adolescência aprendeu a tocar violão, quando mudou-se para Salvador conheceu Tom Zé. Anos depois conheceu Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, e formaram juntos o grupo Novos Baianos, de 1969 a 1975.

Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Moraes Moreira, Galvão e Baby Consuelo / Dedoc

Um dos maiores sucessos do grupo foi o álbum “Acabou Chorare”, lançado em 1972, considerado número 1 na lista dos 100 melhores álbuns da história da música brasileira, pela revista Rolling Stones.

A família Novos Baianos em 1972

Cantor, compositor e músico, o ex-integrante do grupo Novos Baianos, seguiu carreira solo desde 1975, considerado um dos artistas brasileiros mais versáteis, por misturar ritmos como o frevo, baião, rock, samba, choro e música erudita.

Moraes Moreira possui mais de 40 discos gravados, tanto da carreira solo quanto com o grupo Novos Baianos.

Nos últimos anos o artista se envolveu em alguns trabalhos solo, Shows e Reuniões com o grupo Novos Baianos e alguns trabalhos com seu filho.

Lançou 2 livros, um em 2007 “A História dos Novos Baianos e Outros Versos”, escrito em linguagem de cordel, que conta a história dos Novos Baianos e em 2017 “Poeta Não Tem Idade”, com cerca de 60 textos sobre homenagens a Luiz Gonzaga, Machado de Assis, Gilberto Gil e muitos outros.

Moraes Moreira em um de seus últimos shows (Foto: Talita Giudice)

Infelizmente o artista não resistiu a um infarto agudo do miocárdio, deixando muitos trabalhos incríveis, histórias, boas música e sem dúvidas uma enorme contribuição na construção da música nacional. Moraes Moreira deixou saudades.

Comente aqui