Novo horizonte sonoro: Camilo Macedo, caos e calmaria em “Deep Noise”
Guitarrista d’Os Mutantes apresenta o primeiro de quatro novos singles, com lançamento marcado para o dia 21 de maio.
Se a palavra ruído remete a algo indesejado – falha de comunicação, barulho desagradável ou alguma distração – a depender do tipo de ruído em questão, pesquisas ao redor do mundo têm mostrado que estes podem ter uma série de funções benéficas. Muitos já os utilizam para melhorar a qualidade do sono ou aumentar a concentração no trabalho. Já não é incomum se deparar com um vídeo de ruído marrom ou ruído branco na internet: os chamados ruídos coloridos tem se popularizado nos últimos anos.
Na música, esses ruídos podem ter diferentes funções e, a depender da escala adotada, transmitir emoções e sensações bastante distintas. Foi pensando nisso que o guitarrista Camilo Macedo, membro da icônica banda Os Mutantes, se baseou para compor seu próximo single “Deep Noise”. Dividida em duas partes, a música tem seu riff principal impulsionado pelo uso do pedal fuzz e evoca uma atmosfera caótica e perturbadora, já a segunda metade introduz um contraponto sonoro que conduz ao relaxamento. Macedo explica sua inspiração:
A primeira parte da música é para incomodar mesmo, esse caos inicial é como eu imagino o ruído. Mas ele é resolvido na segunda parte da música, como se ela viesse para organizar a bagunça e levar aquele que está escutando para um lugar de relaxamento e calmaria. Por isso busquei entender como os ruídos coloridos podem provocar essas sensações nas pessoas.
“Deep Noise” possui uma influência direta dos guitarristas Oz Noy e Scott Henderson, além de outros músicos, nacionais e estrangeiros, que se notabilizaram pelo uso do fuzz como Jimi Hendrix, David Gilmour, Jeff Beck, Jack White e Sérgio Dias, que Camilo acompanha em seu trabalho nos Mutantes. Macedo também possui uma longa trajetória musical e presença em palcos internacionais, como o Jazz is Dead (LA), Ford Theater (LA), SXSW (Austin), LPR (NY), Petit Bain (Paris), João Rock (Ribeirão Preto), Rock Fun Fest(SP), Rio Montreux Jazz Festival(RJ), Blue Note(SP), entre outros.
Este é o primeiro de quatro singles já em fase de produção e que serão lançados pelo guitarrista. Gravado com cada músico a distância e em seu espaço, a produção foi do próprio Macedo. Já a mixagem e masterização foi feita no Estúdio TOOG por Tiago Giovani, que já trabalhou com Paula Lima, Sergio Dias, Funk Como Le Gusta entre outros.
Ficha Técnica –
Camilo Macedo – Composição e guitarras.
Elvis Toledo – Bateria
Adriano Sambatti – Baixo
Tiago Giovani – Teclado
Mixado e masterizado por Tiago Giovani no Estúdio TOOG.