Mundo do Vinil: as impressões de um fotógrafo
A alegria da compra de um disco com uma capa com um lindo design. O cuidado e atenção na tirada do lacre. A satisfação de colocar a agulha no disco novo e ouvir o primeiro som. Estas foram coisas vivenciadas até os anos 90 e antes do CDs se tornarem uma força dominante e, atualmente os downloads digitais e streaming ao vivo que levaram os discos para mais longe.
Mas apesar dos avanços tecnológicos, tem havido um ressurgimento recente em vinil ao longo da última década. As estatísticas têm mostrado que lojas de discos são responsáveis por mais de metade de todas as vendas de discos, atingindo o seu nível mais alto desde 1991. Diante disso, pode-se dizer que o vinil já é visto como formato com crescente popularidade.
O fotógrafo londrino, Jordan Stephens, criou uma série chamada Vinyl Culture onde ele pretendia explorar o panorama atual que cerca de vinil, olhando para lojas de discos, colecionadores, e os indivíduos cujas vidas giram em torno de discos de vinil.
Logo abaixo você pode ver algumas fotos do projeto, caso deseje ver o projeto completo, basta ir diretamente no site do Jordan Stevens, clicando aqui.
Jean Claude – music producer, DJ and owner of IfMusic, London
Storefront, Drift Records, Totnes, Devon, Novembro, 2013
Tim Derbyshire – On The Beat record shop, Tottenham Court Road, London