Respeitável dupla: Robson Jorge e Lincoln Olivetti. Relançamento em Vinil.
Hoje vamos falar de amizade, de parceria, de som, e de muita produção. Robson Jorge e Lincoln Olivetti foram dois grandes amigos e grandes músicos do Brasil. Você conhece a trajetória deles? Acompanhe o post que vamos contar um pouco…
Lincoln Olivetti Moreira nasceu em abril de 54, no Rio de Janeiro. Foi um renomado maestro, arranjador, instrumentista, tecladista, produtor musical e compositor. Esse multi-artista iniciou sua vida na música bem cedo, aos 13 anos já tocava na noite. Iniciou duas faculdades, engenharia eletrônica e música, não concluiu nenhuma das duas, fato que não interfere em nada sua capacidade musical e bons resultados na carreira.
Olivetti se fez muito presente na música brasileira, foi responsável por fazer arranjos para diversos artistas e bandas, como Engenheiros do Hawaii, Gal Costa, Gilberto Gil, Tim Maia, Jorge Ben, Rita Lee, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ângela Rô Rô, Zizi Possi, Fagner, Wando, e alguns outros… Na década de 80 ele era uma figura onipresente (a seguir veremos que ele não estava sozinho) nos arranjos da maioria dos artistas. Por esse fato recebeu alguns apelidos como”O Feiticeiro dos Estúdios” e “O Mago do Pop”. Para somar ao seu repertório, foi responsável pelo Tema do Fantástico de 1987, produziu Lulu Santos e Ed Motta nos anos 90, e compôs a música “Um Novo Dia” cantada pelo elenco da Rede Globo.
Infelizmente Lincoln Olivetti faleceu cedo, nos deixou aos 60 anos de idade, em janeiro de 2015.
Robson Jorge também não demorou muito pra mergulhar na música. Nascido no Rio de Janeiro, também em 54, já herdou o violão do irmão mais velho aos 11 anos de idade. Quatro anos depois, aos 15, tocava em bailes, tendo passado pelo Instituto Villa-Lobos. Sua grande parceria de vida foi Lincoln Olivetti. Se conhecerem nos anos 70, que o possibilitou incentivo e apoio para novas composições, tanto no violão, guitarra, como também nos teclados, trabalhando em músicas próprias ou nos arranjos de outros artistas. Essa dupla tinha o domínio de novas linguagens dançantes, principalmente sobre a Disco Music e o Funk, eram um talento ímpar para produção e arranjos. Infelizmente, Robson também nos deixou cedo, e faleceu muito antes de Lincoln. Foi no início da década de 90 que perdemos essa fera.
Se você for buscar separadamente pelo nome desses dois amigos na internet, vai notar que um sempre estará relacionado ao outro. Era uma dupla infalível, e que dominou a cena nos anos 80. Não havia quem não quisesse ter sua música trabalhada por eles. Sem dúvidas foi um encontro inesquecível que a música brasileira presenciou. Mas, mesmo com tantos trabalhos juntos, os dois lançaram em parceria apenas um disco, e que levava seus nomes. Lançado em 1982, pela Som Livre, “Robson Jorge & Lincoln Olivetti” retorna agora às lojas em uma reedição linda em Vinil 180 gramas.
A Polysom está relançando esse LP que tem 12 faixas, quase todas assinadas pela dupla. Quem os acompanha nessa gravação são os músicos Oberdan Magalhães (saxofone) e Ariovaldo (percussão), o cantor Tony Bizarro, que assume alguns backing vocals, Marcio Montarroyos (trompete) e os bateristas Picolé, Paulinho Braga e Mamão (Azymuth). As canções são convidativas, dançantes e misturam funk, black music, pop, e muita brasilidade.
Você já conhecia essa grande dupla? Se sim, não perca a chance de tê-la em sua coleção, pra eternizar essa parceria. Se você ainda não conhecia, essa é a chance, desbrave o trabalho desses caras, pois certamente vale a pena! Para os interessados, o Disco está disponível em nossa loja!
Leia também: As Coisas Simples da Vida de Hyldon