Curiosidades

O maior colecionador de Vinil do Mundo é brasileiro!

Você já se perguntou quem é o maior colecionador de Discos de Vinil do mundo? Pois bem, esse cara é brasileiro. Isso mesmo, e tem uma coleção fora do normal!

José Roberto Alves Freitas começou a coleção aos 11 anos de idade, hoje ele já ultrapassa os 5 MILHÕES de discos. Você prestou atenção no número? São mais de 5 milhões!

Apaixonado por música desde muito novo, Zero Freitas, como também é conhecido, era um jovem tímido, e que preferia comandar o som de suas primeiras festinhas, a ter de dançar. Nesse processo, acabou se tornando DJ, mesmo sem entender que sua função era essa. Pensava que DJs eram aqueles que trabalhavam em rádios. Devido a paixão e sua atuação junto ao som, aos 17 anos já tinha um arsenal de respeito, com 3000 Vinis.

Seu primeiro disco foi “Roberto Carlos Canta para a Juventude”, o que abriu seu gosto pelos bolachões. Nas duas semanas seguintes adquiriu “Beatlemania”, nas duas versões, o “With the Beatles” edição inglesa, e “Meet the Beatles” na edição norte-americana; adquiriu também a edição brasileira do segundo álbum de estúdio do FabFour, e “Meus 18 Anos” da cantora italiana Rita Pavone.

Leia também: Grave suas músicas em qualquer pedaço de plástico!

A formação acadêmica de Freitas foi pensada para poder continuar investindo e investigando sua paixão, portanto, formou-se em Música pela Universidade de São Paulo – USP. O colecionador fez pesquisas de álbuns no exterior, e no Brasil atuou como sonoplasta em peças de teatro desde os anos 70, e possui uma empresa de som e iluminação.

Sua busca nunca para, o que o fez ser também muito procurado para receber doações de coleções. Entre suas aquisições estão coleções de famosos, como a que pertenceu a atriz Eva Wilma, aos radialistas Paulo Santos e Walter “Pica-Pau” Silva, e a Murray Gershenz, um colecionador conhecidíssimo nos Estados Unidos, e que faleceu há poucos anos, aos 91 anos de idade.

A história desse brasileiro é incrível, e já foi contata até mesmo pela “New York Times Magazine” em agosto de 2014, após ele fazer uma compra galática nos Estados Unidos.

Esse cara é uma super inspiração, e que vai além dos números. Zero Freitas valoriza toda a produção musical, e busca conhecer todos os discos já gravados no Brasil, até mesmo aqueles que ninguém dá valor, pois de acordo com ele, aquela produção tem muita vida e sonhos envolvidos, e que merecem ser admirados.

Grande história! Você já conhecia esse cara? Conta pra gente!

Zero Freitas o maior colecionador de discos de vinil do mundo.

31 thoughts on “O maior colecionador de Vinil do Mundo é brasileiro!

  • Leonardo Siqueira

    Acumulador não é colecionador!

    Resposta
  • Parabéns, grande coleção, orgulho ter no Brasil o maior colecionador, Tenho uma coleção de 30.000 mais não estão encaixotados, pra mim não adianta quantidade sem qualidade, estou já a uns 3 anos, classificando e organizando e me orgulho de todos terem as minhas digitais, pois toquei e ouço, sempre que tenho tempo, algumas raridades.

    Resposta
  • CESAR CAMARGOS

    Se cada disco tiver a duração de somente 10 minutos vai demorar 95 anos para ouvir tudo.
    Prefiro ouvir meus ACDC é Pink Floyd milhares de vezes.

    Resposta
  • Silviotrompete

    Isso é um verdadeiro arquivo de áudio, pode servir no futuro para que futuro da humanidade(retardados virtuais), saibam como eram os recursos de áudio no passado, isso é história, tem o seu valor. Poderia organizar uma audioteca e disponibilizar na internet

    Resposta
    • Fernando Vinil

      É exatamente isto que ele pretende fazer….

      Resposta
  • Pra mim isso é desordem psicológica…nada a exaltar, e sim a tratar.

    Resposta
  • Se possuir esse título o faz bem, que bom. Cada um é feliz como quer. Eu prefiro ter o que eu gosto de ouvir. Para mim, quantidade não é qualidade.

    Resposta
  • Elázaro Moses

    Longe de ser colecionador … Melhor título seria maior acumulador de discos…

    Resposta
  • Augusto Freitas

    Só quem entende um colecionador é outro colecionador ! Para tanto o lema é “Não precisa usufruir, o importante é possuir ” . Agora ,ter 5 milhões de discos encaixotados é mais um fetiche do que um prazer. Tenho 10.000 discos ,todos prontos para ser ouvidos ,nas prateleiras, se vai me dar tempo ouvi-los aí é outra história !

    Resposta
    • Conteúdo Na Agulha

      Ótima análise, Augusto!

      Resposta
    • Apoiado. Tenho uma certa queda de colecionador/acumulador, mais por livros do que vinil, mas coleciono músicas em mp3.

      Resposta
  • Queria poder garimpar durante 1 semana esses discos…… Se dessa garimpagem eu saísse com 500 discos estaria rico.

    Resposta
  • na reportagem nao citou de onde ele é, e o que pretende fazer com essa coletânea.

    Resposta
  • procure por Ronaldo, mineiro! em Regencia ES. (Linhare). possui aprox.12 mil #CATALOGADOS DE CABEÇA# conhecedor e apaixonado.

    Resposta
    • RODOLPHO AUGUSTO ALVES DE MEIRELES

      Cara, ele era meu tio! Infelizmente faleceu ontem, dia 30/12/18

      Resposta
  • *OS COMENTÁRIOS SÃO OS MAIS RIDÍCULOS POSSÍVEIS ,ELE (O ZERO ) É UM PROFESSOR DE MUSICA FORMADO PELA USP E ESPECIALISTA EM PEÇAS TEATRAIS .OS COMENTÁRIOS TENTAR INDUZIR A POSSÍVEIS INSTINTOS DE ACUMULADOR COMPULSIVO A ELE .INVEJA MATA !!!*

    Resposta
  • Parabéns pela luta Dj, sou Dj, produtor e colaborador do jornal Empoderado, gostaria de saber se tem possibilidade de fazer contato, pois dou aula de Dj e gostaria de convida-ló pra participar de uma oficina

    Resposta
  • Tenho cerca de 300 discos e fico louco quando vou lavar, organizar etc…
    Tenho dúvidas se da para considerar isso coleção.
    Se o cara tem grana para buscar coleções na gringa ele deveria criar uma especie de biblioteca, colocar em exposição isso, deixar ao alcance das pessoas.
    Acredito que isso não possa ser considerado patrimônio de uma única pessoa.

    Resposta
  • Um desperdício de dinheiro…
    Com certeza comprou muito lote sem nem saber o que era.
    5.000.000 de discos. Pra fazer uma conta fácil: se cada disco tem 30min, consegue escutar 2 discos por hora. Se escutasse 24 horas por dia, seriam 104.167 dias. Se não conta o anos bissexto, são quase 285 anos escutando musica sem parar!!!
    Mesmo que fosse só pra olhar, diga que ele pega o disco, aprecia a capa, olha atrás pra ver nome das musicas, etc. Dizer que ele faz isto a cada 30segundos (o que vocês que são DJ sabem que nem aproveita… isto inclui pegar e guardar o disco)… ele vez 2 discos por minuto.
    120 discos por hora.
    Falar que ele passa 12 horas do dia fazendo isto sem descanso…1440 discos por dia…o cara passa 9 anos e meio só fazendo isto.
    Ele não consegue nem catalogar o que tem…organizar…
    Nem se tiver realmente raridades valiosas, talvez nem consiga achar…

    Pra mim vale muito mais a coleção que o pessoal aqui tem, que aproveita, escuta, curte, sabe a história do lançamento, da versão, etc, que este cara que comprou só pra dizer que tem…
    Atrás pra digitalizar levará um tempo gigantesco…
    Sem contar que com o peso, os que estão abaixo com certeza já estão deformados…

    Resposta
  • Quantidade não é qualidade, discos desorganizados no galpão, umidade alta receita perfeita pra destruir o vinil, sem tirar que podem estar arranjados, definitivamente não é obra de colecionador, colecionador faz catálogo e arquiva da melhor forma. Ele é sim acumulador.

    Resposta
  • Denilson Alves de Oliveira

    Eu acho q é bacana ter um acervo como esse espero q ele possa montar um museu do vinil catalogar e disponibilizar pela internet esse acervo para as futuras gerações. PORQUE VER OS VINIS EMPILHADOS ASSIM ME DA TRISTEZA.Espero q esse acervo possa um dia ser usufruido por muitos em todo mundo!

    Resposta
  • Parabéns ao Zero! Já tinha visto reportagens. Eu já me orgulho muito dos meus 1500, pela qualidade da música e pelo estado impecável de 99% deles.

    Resposta
  • esse cara é um acumulador de discos, longe de ser um colecionador

    Resposta
  • Artemis Oliveira Bilalis Bilalis

    como saber se o disco que tenho, tem valor de mercado….

    Resposta
  • Tenho uma coleção com 8.000 Vinis. Estou fazendo a catalogação e pretendo vendê-la para algum colecionador. Se alguém tiver interesse entre em contato.

    Resposta
  • Pingback: Homepage

  • eu tenho um disco aqui ,e gostaria de saber se vc tem ai ou consegue encontrar em sua na pilha de disco ,ele e homenagem ao Murilo Paulino Badaró

    Resposta
  • Murilo Badaró
    Escritor
    Resultado de imagem para murilo badaró
    DescriçãoMurilo Paulino Badaró foi um advogado, escritor, orador e político brasileiro. Foi ministro da Indústria e Comércio do Brasil, de 22 de agosto de 1984 a 15 de março de 1985, no governo João Figueiredo. Wikipédia
    Nascimento: 13 de setembro de 1931, Minas Novas, Minas Gerais
    Falecimento: 14 de junho de 2010, Belo Horizonte, Minas Gerais esse disco de vinil tem musica em nome de murilo badaro

    Resposta

Comente aqui