Você sabe a diferença entre som Estéreo e Mono? Confira!
Você já deve ter observado que diversos discos de vinil possuem prensagens na versão mono e também na versão estéreo. Mas afinal, qual a diferença entre esses dois sistemas de áudio?
Alguns entusiastas audiófilos trava discussões diárias sobre qual seria o melhor sistema de áudio para curtir o seu vinil. Alguns defendem com garras e unhas o sistema estéreo, mas outros também defendem o mono.
Sistema Monofônico
Mono é a abreviatura de monofônico, sistema esse em que o reprodutor de mídia, receiver, amplificadores e todo o sistema envolvido emitem apenas um único sinal de áudio, transmitido através de um único canal para as caixas acústicas. Não importa a quantidade de caixas acústicas que você tenha em seu sistema, em todas você ouvirá o mesmo som em todas as caixas.
Geralmente apresentações musicais ao vivo são realizadas no sistema monofônico, com todas as caixas de som reproduzindo o mesmo sinal de áudio.
Leia Também: Conheça o RockBlok, o Toca Disco Portátil que Promete mudar a Forma de Você Curtir seus Discos
Sistema Estereofônico
No sistema Estéreo o áudio é dividido em dois canais, ou seja, existe a necessidade do sistema ter duas caixas de som para reproduzir os diferentes canais com os diferentes sinais de áudio. Em uma apresentação acústica, se você fechar os olhos e se dedicar apenas a audição, perceberá a localização dos instrumentos devida a intensidade sonora conforme o posicionamento dele, por exemplo, se um violão estiver à direita, você perceberá um som mais intenso do violão do lado direito.
O sistema estéreo tenta proporcionar exatamente esta sensação de profundidade do som e ambiente, pois o som é mixado para existir este efeito.
Este sistema se tornou bastante popular depois da década de 60, quando a tecnologia foi desenvolvida para a captação em discos de vinil.
Veja Também: Toca-discos incríveis dos anos 50.
Quer sentir uma experiência interessante? Coloque os seus fones de ouvidos e curta a sensação dos dois sistemas com California Dreamin’ do Mamas & The Papas.
Mono:
Estéreo:
Agora delicie-se com a experiência com The Beatles Revolution estéreo.
E afinal de contas qual o melhor sistema estéreo ou mono? Aaaaaa isso vai depender é da sua preferência!
Eu possuía em minha coleção particular o box dos The Beatles em estéreo e depois de um certo tempo foi lançado a versão do box mono. Tive que ficar com as duas! Ouvir em mono a obra foi uma nova sensação, uma nova experiência com a obra. Mas qual é melhor? As duas! hahaha
Conseguiu compreender a diferença entre estéreo e o mono? Manda aí suas considerações nos comentários!
Diversos álbuns estão sendo relançados nas duas versões, veja este do Miles Davis, vem com as duas versões pra você apreciar da forma que melhor te inspirar.
No “geral “gravações de Jazz e Clássico em Mono gravadas até os anos 60, são melhores. No mercado essas edições também são mais caras, basta comparar o disco ESP de Miles Davis entre mono e Stereo.
Aqui tem um bom artigo sobre o assunto: http://www.enjoythemusic.com/magazine/music/1104/classical/mono.htm
Obrigado João Carlos!!
Ouvi alguns mono do roberto carlos na dec de 60 e tem umas difrenças imensas alem do som
Uma coisa que noto é que com o surgimento do som stereo houve um certo exagero na separação dos sons nos canais nas gravações de estúdio. Coloque-se em frente a uma banda tocando com uma mínima amplificação e verá que não existe essa separação toda como nos dois exemplos dos The Mamas and The Papas e dos Beatles. Reposicionar instrumentos e vozes num palco é bem mais sutil. E hoje em dia, com os PA’s, a separação praticamente desapareceu, porque parece que os “engenheiros” de som preferem misturar tudo nos dois canais.
Muito bom
Ficou bem claro
Versões monofônicas podem ser ouvidas com apenas um lado do fone, oque ajuda bastante pessoas como eu que hora ou outra deixa por queimar um dos lados de seus fones de ouvido…
Coloque o seu celular em mono
Que coincidência esse post, pois, tava editando(sou um mero iniciante) exatamente essa música(The Mamas & The Papas – California Dreamin’) para não ficar a separação das vozes uma em cada lado, enfim, não foi difícil. Só que a música ficou em mono e foi aí que resolvi pesquisar. E realmente ficou bem melhor. kkkkk
Pingback: Melhor caixa de som bluetooth: 10 opções (ranking atualizado)
Pingback: Guia básico para a escolha de um toca-discos | Na Agulha