Curiosidades

Qual a real vantagem do Vinil 180g?

A expressão “Vinil 180 gramas” tem sido a causa de muitos mal-entendidos e debates entre os
ouvintes e colecionadores de discos de vinil. Não há nada de mágico no vinil mais pesado e, certamente, alguns mitos pairam sobre esses brilhantes adesivos de 180g nas capas dos LPs… Mas, isso também não significa que não haja benefícios em se prensar Discos de 180g ou mesmo 200g .

O peso dos discos de vinil tem muito pouco a ver com a qualidade do som da música gravada nos sulcos. A norma técnica pela qual sulcos são modulados e cortados na superfície do disco é exatamente o mesmo em todos os discos de vinil. Independentemente da classe de peso, as dimensões das ranhuras só podem ser cortadas no âmbito desse padrão, e estamos falando de dimensões extremamente pequenas na escala micro-métrica. Qualquer peso de vinil acima de 100 gramas (provavelmente até menos) fornece o suporte físico necessário para prensar ranhuras de som de acordo com padrões de qualidade da indústria.

Na verdade, a qualidade da masterização  (ou corte) do vinil  não depende do peso ou espessura dos discos de vinil que vai ser prensado, e não há nenhuma masterização específica para Vinil de 140g, 160g, 180g ou 200g de vinil … Devido à forma como os sulcos do vinil são formados, a profundidade relativa que excede o padrão técnico, tem pouca relevância desde o ponto de contato da ponta da agulha na ranhura (basicamente uma forma de triângulo com um dos vértices apontando para baixo) não permitindo que a agulha possa ler mais fundo, qualquer coisa abaixo desse ponto é ignorado como se não existisse … a posição vertical relativa do sulco na profundidade do perfil do disco é também algo que não tem nenhum impacto sobre o desempenho.

Para que a profundidade do sulco possa fazer diferença, ou para fazer a posição vertical da ranhura em relação à espessura do disco ter algum tipo de impacto seria necessário um novo padrão de corte do vinil e design do cartucho diferente, e assim por diante.

A qualidade do som no Vinil, assim como qualquer outra mídia, depende principalmente da gravação original utilizada para masterização e da qualidade do processo de masterização em si (além dos equipamentos utilizados nesses processos).

Sendo assim, porque o vinil de alta espessura (acima de 140 gramas), é considerado um produtos de qualidade Premium? Quais os reais benefícios? Porque são tão ovacionados pela industria e consumidores?

Aqui vão algumas explicações para esses questionamentos:

-O disco por si só já é muito mais robusto e durável. Um LP de 180 gramas não é apenas mais agradável de se manusear e colocar no toca-discos, mas também oferece maior resistência a uma eventual manipulação mais agressiva ou armazenagem inapropriada ou qualquer outro tipo de “abuso” que acaba ocorrendo após décadas de manipulação. A chance de quebra ou empenamento é menor pelo simples fato da maior gramatura do disco conferir maior resistência ao produto;

-Existem ventagens mecânicas na utilização de materiais mais espessos no toca-discos, já que isso proverá uma plataforma mais estável para o balanceamento do aparelho durante a reprodução. Essa estabilidade traz um isolamento de fatores externos que causariam pequenas vibrações  degradando o som durante a reprodução. O simples uso do vinil de alta gramatura equivale a um upgrade no seu toca-discos tornando-o mais estável, o resultado é o mesmo de você comprar uma pick-up mais robusta e estável.

– Vinil de perfil mais grosso pode alterar a característica do som de seu cartucho já que altera seu VTA – Alinhamento vertical da rotação do braço em relação a superfície do disco. Isso pode afetar a acuracidade da reprodução.

– Historicamente existe uma qualidade implícita associada ao vinil de 140, 180 ou 200 gramas. Quando foram lançados pela primeira vez, já representavam uma melhoria nos padrões de qualidade da industria fonográfica. Mas não apenas pelo peso do disco, mas vieram em um tempo em que as técnicas de masterização e origens (Original Master tapes) atingiram um padrão de qualidade muito superior.

-Alguns selos (gravadoras) consideradas “clássicas” têm como preferencia a utilização de prensagens em alta gramatura, pois a finalização da prensagem é desenhada para prover uma superfície e estrutura do disco mais plana e regular. Essas técnicas fora replicadas em diversas prensagens europeias e americanas.

Por essas razões, os discos de alta gramatura são considerados melhores e geralmente associados a produtos de alta qualidade, como as edições limitadas, edições audiophile e lançamentos e relançamentos especiais!

Tradução de: Cabana Music Store
Original em: Vinyl Gourmet
Modificações: Bilesky Discos

Comente aqui