CuriosidadesListas

Cauby Peixoto ou Nora Ney. Quem gravou o primeiro rock no Brasil?

No dia 13 de julho é comemorado o Dia do Rock. Apesar de ser conhecido como “Dia Mundial do Rock”, a data é celebrada apenas por aqui. E aproveitando a oportunidade, essa semana traremos muitas curiosidades, informações, resenhas e homenagens a esse ritmo que nos acompanha há tantos anos!

E para falar sobre Rock, é importante saber a trajetória dele em nosso país… Vocês sabiam que a primeira pessoa a gravar algo do gênero por aqui foi uma mulher? Vem junto saber mais sobre essa história!

Foi a cantora Nora Ney a responsável pelo primeiro rock gravado no Brasil. Famosa por cantar a solidão, Nora deixaria até mesmo Greta Garbo de queixo caído com sua melancolia em mesa de bar.

Andava na companhia de nomes da pesada, como Johnny Alf, João Gilberto, Baden Powell, Lúcio Alves e Carlos Manga. Todos frequentadores do Sinatra-Farney Fan Club.

Seus feitos na música são diversos. Sua elegância sempre imitada, e sua solidão entre os cigarros um motivo de inspiração. Mas hoje o que nos importa é outro fato. Algo que ocorreu no ano de 1955.

Em 55 Nora gravou o clássico “Rock Around the Clock”, música que iria compor a trilha sonora do filme “Sementes da Violência”, responsável por lotar os cinemas da época:

O próximo a se aventurar nesse estilo musical foi Cauby Peixoto. Em muitos lugares podemos ler que ele foi o primeiríssimo da lista, mas sua gravação foi feita em 1957, dois anos depois de Nora Ney. Mas isso não tira a importância de seu feito.

Depois de passar uma temporada fora do Brasil, tentando o sucesso nos Estados Unidos sob o pseudônimo Ron Coby, nosso amado cantor voltou ao Brasil e gravou em 57 a canção “Rock n’ Roll em Copacabana”, composta por Miguel Gustavo – o mesmo compositor de “Pra Frente Brasil”, música que marcou a Copa do Mundo de 1970.

A conclusão que podemos tirar é que Nora foi a primeira a gravar Rock no Brasil, mas Cauby foi o primeiro a gravar um Rock brasileiro! Os dois com suas devidas importâncias e reconhecimentos!

 

Escute também:

 

 

 

Comente aqui