05 Cantoras imortalizadas pelo Cinema.
Já falamos várias vezes por aqui em como o cinema está sempre de mãos dadas com a música. Mas, no geral, falamos isso pelas trilhas sonoras, e como ela se integra à trama.
Agora é a música como o tema em si. Ou melhor, quem a faz. Listamos 05 grandes cantoras que foram imortalizadas pelas telas do cinema. Sentiu falta de algum filme? Deixe a indicação nos comentários!
Vamos a elas:
01 – Janis: Little Girl Blue (2015)
“And my little, oh, girl blue. I know you’re unhappy, Oh ah, honey I know, Baby I know just how you feel…”
A direção do filme também foi feito por uma mulher, o que o deixa ainda mais significativo. Dirigido por Amy J. Berg, “Janis: Little Girl Blue” de 2015 é um documentário que procura retratar a vida da cantora norte-americana Janis Joplin. Desde seu começo ao lado da Big Brother and The Holding Company, depois com Kozmic Blues Band até se tornar uma das maiores referências femininas na música, ainda que dentro de um contexto exclusivamente masculino. O filme conta suas inseguranças, anseios, paixões e seu lamentável falecimento em 04 de outubro de 1970.
02 – Amy: The Girl Behind The Name (2015)
“I don’t think I’m going to be at all famous. I don’t think I could handle it. I’d probably go mad, do you know what I mean? I would go mad…”
Em duas horas e oito minutos, o diretor britânico Asif Kapadia tentou trazer o emaranhado de emoções e experiência que viveu uma das vozes mais impactantes do novo milênio. Estamos falando de Amy Winehouse, que ao falecer precocemente em 2011, deixou um profundo vazio no Soul, no Jazz e no R&B do mundo todo. Suas relações familiares e emocionais tumultuadas, sua juventude, a complexa e intensa relação com as drogas. A intimidade de Amy trazida para as telas não apagam seu imenso talento.
03 – Nina Simone: What Happened Miss Simone? (2015)
“What kept me sane was knowing that things would change, and it was a question of keeping myself together until they did.”
A admirável luta de Nina Simone pelos direitos civis durante os anos 60 nos Estados Unidos e sua persistência em conciliar essa luta com sua arte é o que traz o filme “What Happened Miss Simone?” de 2015. Um filme que evidencia sua inconfundível expressão musical: Livre, desinibia e rebelde. A vida dessa brilhante cantora, compositora e pianista de Blues, Jazz e Soul, e sua batalha contra o racismo são contados em 101 minutos. O filme traz também fragmentos inéditos de fitas autobiográficas que foram guardadas por sua filha.
04 – Ella Fitzgerald: Something to live for (1999)
“Just don’t give up trying to do what you really want to do. Where there is love and inspiration, I don’t think you can go wrong”
Ella Fitzgerald é conhecida como a rainha do jazz, pois ao longo de sua carreira se transformou em uma referência no gênero, e sua voz feminina era algo incomum e inalcançável na década de 50. Em 90 minutos, o documentário reúne vozes de seus amigos íntimos, músicos e membros da indústria da música. Ella, dona de uma das maiores vozes do jazz é protagonista desse documentário que permite entender de maneira mais clara o movimento musical afroamericano.
05 – Whitney: Can I Be Me (2017)
“I decided long ago never to walk in anyone’s shadow; if I fail, or if I succeed at least I did as I believe.”
Desde sua origem nas capelas de Nova Jersey, passando pelos seus múltiplo prêmios, as vezes que liderou as listas de hits e os milhões de dólares que ganhou com a venda de seus discos até o fim de sua carreira. “Whitney: Can I Be Me” (2017), um filme de Nick Broomfield e Rudi Dolezal.