Audio Fidelity: A líder na Revolução do Vinil!
A Audio Fidelity consolidou sua fama em março de 1958, quando lançou as primeiras gravações comerciais em som estereofônico de dois canais.
Embora a gravadora já fosse renomada pela atenção à qualidade desde o tempo do primeiro álbum – Merry Go Round Music, de 1954 – sua posição como empresa de ponta foi conquistada quase sem concorrência. Vários selos disputavam o lugar de pioneiros do estéreo, mas enquanto eles experimentavam um sistema de prensagem de discos fornecido pela Westrex, o fundador e presidente da Audio Fidelity, Sidney Frey, os pegou de surpresa ao conseguir que a mesma companhia prensasse para ele um disco long-play em estéreo.
O disco produzido pela Westrex foi apresentado em um evento no Times Auditorium de Nova York, em 13 de dezembro de 1957. Trazia de um lado a banda de jazz Dukes of Dixieland (que já tinha LPs lançados pelo selo e, do outro, efeitos sonoros de ferrovia. De início, foram prensados apenas quinhentas cópias, e a gravadora anunciou na Billboard que enviaria exemplares grátis a qualquer pessoa do setor que requisitasse uma.
O lançamento causou sensação. Assim, quando Frey entrou no mercado comercial em março de 1958, seu selo estava bem à frente da disputa. Na indústria do disco, Frey era conhecido por Mr. Stereo. Os primeiros quatro LPs – Johnny Puleo and his Harmonic Gang, Railroad: The Sounds of a Vanishing Era, Lionel (Lionel Hampton) e Marching Along with the Phenomenal Dukes of Sixieland Vol. 3 – seguiam a abordagem popular da Audio Fidelity. No verão de 1958, o selo lançou música clásica, com treze álbuns gravados em Londres.
A produção dos Lps era cara, o preço era alto e havia necessidade de equipamento especial para reprodução – ou seja, os discos eram artigo de luxo. Mas até os concorrentes de Frey o alcançarem, as lojas de toca-discos estéreo tinham apenas discos da Audio Fidelity para demonstrá-los.
Naturalmente, a concorrência logo se pôs em dia. Ao final de 1958, todos os grandes selos estavam lançando discos estéreo, embora junto com a maioria dos ouvintes. Só depois que os fabricantes de hi-fi padronizaram seus aparelhos para tocar estéreo é que o mono foi aos poucos sumindo.
O selo Audio Fidelity lançou discos de alta qualidade em música clássica, jazz e pop convencional. Entre os grandes nomes, teve Louis Armstrong, Larry Adler e Clancy Brtohers. Mas com como arquiteto da passagem da gravação em mono para a gravação em estéreo que o selo assegurou sua reputação entre os líderes da revolução do vinil.
O
Olá, faltou eu mandar a mensagem na versão anterior. Gostaria de saber se vocês têm contato ou sabem que fim levou a Audio Fidelity do Brasil. O catálogo foi transferido para alguma major? Preciso descobrir quem é responsável ou representa o acervo do selo para conseguir recuperar a matriz do disco de meu pai. Agradeçp a ajuda!
abs
Carla
A Audio Fidelity gravou o 1°LP da Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina.
AFLP 1503
Por acaso existe esse LP em Fita Cassete?